Estado de Washington abre aplicações para fundo de alívio a imigrantes

Durante o auge da pandemia da covid-19, os imigrantes indocumentados não eram elegíveis para receber auxílio desemprego ou cheques de ajuda do governo federal. Autoridades estaduais queriam que eles recebessem alternativas assistenciais para diminuir suas dificuldades.

Embora o legislativo estadual tivesse reservado $340 milhões em fundo de apoio ao imigrante na primavera de 2021, o dinheiro ainda não havia sido distribuído— algo que causou frustração em alguns parlamentares estaduais.

As autoridades do estado de Washington informaram que tiveram de mudar o foco no outono passado para ajudar na assistência ao aumento de refugiados afegãos, causando assim atraso na destinação da verba de alívio aos indocumentados.

O relator do orçamento no Senado disse que gostaria que o dinheiro tivesse sido entregue no outono ou inverno do ano passado. Agora, os imigrantes indocumentados podem solicitar um cheque ou cartão de débito pré-pago através do site immigrantreliefwa.org. O portal para solicitações foi ativado na segunda-feira (19) e permanecerá no ar até 14 de novembro.

Um porta-voz do Departamento de Serviço Social e de Saúde revelou que cada pessoa é elegível para receber no mínimo $1,000. A quantia total concedida a cada pessoa “dependerá do grau de pobreza e de outros fatores”.

Para se qualificar, as pessoas não podem ter recebido benefícios por desemprego ou pagamentos de estímulo do governo federal devido ao seu status imigatório, e devem ser maiores de 18 anos.

Além disso, os solicitantes devem viver no estado de Washington e terem sido impactados pela pandemia da covid-19. Isto significa ter perdido horas de trabalho, contraído o vírus ou tomado conta de um familiar que contraiu a doença.

O formulário de aplicação online está disponível em espanhol, inglês, chinês, coreano e tagalog. As pessoas serão notificadas até dezembro se suas solicitações foram aceitas. Cheques ou cartões pré-pagos devem ser enviados a partir de janeiro de 2023.

As pessoas são elegíveis mesmo que tenham entrado com o pedido de alívio anteriormente e recebido um pagamento através de algum programa estadual.

O fundo é administrado por organizações comunitárias de defesa dos imigrantes que prometem não compartilhar as informações contidas nos formulários de solicitações com o ICE ou qualquer outro órgão governamental.

Fonte: AcheiUSA