Estética do cineasta Wes Anderson vira livro de viagem

O diretor de “Viagem a Darjeeling” inspirou conta no Instagram que acaba de ganhar versão em livro, com fotos de mais de 50 países feitas por seguidores

 (WA/Divulgação)

Wes Anderson é um dos diretores mais originais do atual cinema americano. Filmes como A Vida Marinha com Steve Zissou, Viagem a Darjeeling, Moonrise Kingdom e Grande Hotel Budapeste ganharam legiões de fãs. Para além de uma galeria de protagonistas hilários e esquisitões, os filmes possuem uma estética inconfundível que virou marca do diretor.

Mas o que seria uma estética Wes Anderson? Cores saturadas, ambientes coloridíssimos que lembram casas de bonecas em proporções humanas, enquadramentos minimalistas, gosto pelo vintage, simetria perfeita, fachadas art déco, gaveteiros com mil e uma gavetinhas, figurinos excêntricos que se repetem em diversos personagens – em suma, uma atmosfera onírica, escapista e muito divertida.

O nova-iorquino Wally Koval, especialista em marketing digital e entusiasta do diretor, resolveu abrir uma conta no Instagram com o intuito de reunir imagens do mundo inteiro que remetessem à estética do cineasta. Colaborativa, a Accidentally Wes Anderson surgiu em 2017 e nela Koval reposta imagens dos seguidores.

São fachadas, ambientes e cenas do cotidiano que parecem saídos de um filme do diretor, mas que podem estar em qualquer esquina do mundo. Ao longo dos anos, as fotos ganharam textos mais atilados com curiosidades e dados históricos dos lugares. 

Com a marca de um milhão de seguidores, Koval teve a ideia de transpor as fotos para um livro fotográfico com 200 imagens, muitas delas inéditas. Accidentally Wes Wenderson chegará às livrarias em outubro e teve o aval do cineasta – a obra está em pré-venda na Amazon. Nela, o autor e uma equipe de curadores selecionaram imagens de 50 países diferentes captadas em todos os continentes do mundo. Veja abaixo uma prévia:

Parque de Diversões Nagashima Spa Land, Kuwana, Japão

 (@emprestridge/Divulgação)

Agência dos correios, Wendell, Alaska

 (@heath_travels/Divulgação)

Corpo de bombeiros, Marfa, Texas

Eléctrico, Lisboa

 (@jackspiceradams/Divulgação)

Forte Amer, Jaipur, Índia

 (@chrsschlkx/Divulgação)

Garagem de barcos, Crawley, Austrália

 (@_JamesWong/Divulgação)

Cais, Glenorchy, Nova Zelândia

 (@friiidaberg/Divulgação)

Hotel Opera, Praga

 (@valentina_jacks/Divulgação)

Teleférico e Catedral, Colônia, Alemanha

 (@olle.l.olle/Divulgação)

Roberts Cottages, Oceanside, Califórnia

 (@paulfuentes_photo/Divulgação)

E no Brasil, o que seria um verdadeiro representante da estética Wes Anderson? Temos uma aposta: o Palácio Quitandinha, em Petrópolis (RJ). Veja alguns exemplos:

Fonte: Viagem e Turismo