EUA: 30.000 voluntários começaram a receber a vacina cobiçada da Moderna na fase de testes

Testes da vacina da empresa farmacêutica Moderna contra o covid, um dos mais promissores, começaram na segunda-feira nos Estados Unidos em um ensaio clínico que pela primeira vez medirá a eficácia da imunização para prevenir infecções e salvar vidas. “É um recorde mundial podermos passar do sequenciamento (do vírus SARS-CoV-2) para a fase 3 de uma vacina em tão pouco tempo. 

Isso nunca foi feito antes “, explicou o imunologista e principal consultor científico do governo dos EUA, Anthony Fauci , que garantiu que a vacina” provavelmente será produzida e distribuída entre a população no início de novembro, mas pode ser mais cedo “. As eleições presidenciais serão realizadas na terça-feira, 3 de novembro. Cerca de 30.000 voluntários saudáveis receberão duas doses da vacina mRNA-1273 – desenvolvida pela empresa americana Moderna em um estudo em 89 centros de pesquisa clínica nos Estados Unidos, conforme relatado pelo National Institutes of Health.

Além de medir a eficácia, o estudo também estudará como variáveis secundárias se a vacina pode prevenir os sintomas mais graves da infecção, se pode prevenir a morte pelas mesmas causas e se uma dose única é suficiente para prevenir os sintomas, eles relataram em um comunicado de imprensa do NIH.

A Moderna é uma das cinco vacinas cobertas que já entraram na fase 3 de testes em humanos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Ao lado, existem três vacinas chinesas baseadas em vírus desativados e a desenvolvida pela Universidade de Oxford usando uma versão enfraquecida de um adenovírus do resfriado comum de chimpanzés. Os resultados preliminares deste último são positivos, pois parecem seguros e geram uma resposta imune de anticorpos e glóbulos brancos capazes de eliminar células infectadas.

A vacina da Moderna é baseada no RNA mensageiro, uma molécula que entra nas células humanas com instruções para produzir a proteína S. SARS-CoV-2. Essa é a proteína que o vírus usa para se ancorar nas células humanas, inseri-las e iniciar o processo de infecção. A vacina permite que o sistema imunológico reconheça essa proteína e desenvolva imunidade a ela se o vírus entrar no corpo.

No novo estudo, metade dos participantes receberá duas injeções da vacina, aproximadamente uma por mês, e a outra metade receberá duas doses de placebo. O estudo é duplo-cego: nem os médicos nem os participantes sabem qual tratamento cada participante recebe, uma medida essencial para que os resultados do estudo tenham todas as garantias do ponto de vista científico.

A empresa Moderna anunciou que o governo dos EUA forneceu US $ 472 milhões em financiamento adicional para realizar este teste de fase 3, além dos 483 milhões que havia recebido anteriormente. Em 9 de julho, os Laboratórios Farmacêuticos Rovi, em Madri, anunciaram um acordo com Moderna para colaborar nos últimos estágios da produção de “centenas de milhões de doses” para abastecer países fora dos Estados Unidos. Cambridge está fabricando entre 500 milhões e 1 bilhão de doses por ano em suas instalações americanas a partir de 2021. Se toda a humanidade fosse vacinada duas vezes, levaria mais de uma década a esse ritmo.

Fonte: Brazilian Press