EUA está em 40º lugar no ranking de expectativa de vida, diz estudo

A pandemia de Covid-19 reduziu a expectativa de vida dos EUA em anos, mas uma nova pesquisa mostra que o país está ficando para trás nesse quesito há décadas. Em 1950, os americanos tinham a 12ª maior expectativa de vida entre alguns países populosos, com mais de meio milhão de habitantes, de acordo com um estudo publicado semana passada no American Journal of Public Health. Havia uma diferença de 3,5 anos entre os Estados Unidos e a Noruega, que tinha a maior expectativa de vida na época.

Em 2019, a diferença de expectativa de vida entre os EUA e a nação de melhor desempenho – agora Hong Kong – havia crescido para mais de seis anos, colocando os americanos em 40º lugar no ranking entre os países populosos. A pandemia de Covid-19 aumentou ainda mais essa lacuna, já que os EUA tiveram mais mortes pelo vírus do que qualquer outro país e demoraram mais para se recuperar.

Em 2020, os EUA ficaram em 46º lugar e tiveram uma diferença de 7,8 anos em relação ao país com melhor desempenho, de acordo com o estudo. A expectativa de vida era de 77,4 anos nos EUA naquele ano, contra 85,2 anos em Hong Kong, segundo dados das Nações Unidas.

A expectativa de vida é uma “medida resumida de nossa saúde”, disse o autor do estudo, Dr. Steven Woolf, diretor emérito do Virginia Commonwealth University Center on Society and Health. Não é a única maneira de avaliar a qualidade de vida em um determinado local, mas tende a espelhar tendências em outras métricas relacionadas à saúde, disse ele.

Para essas medidas, os EUA são frequentemente comparados a outras nações ricas e altamente industrializadas que são consideradas seus pares. Mas este relatório mostra que um grupo diversificado de países em seis continentes e uma série de condições econômicas ultrapassaram os EUA em expectativa de vida. Entre os países que ultrapassaram os EUA nos últimos anos estão a Albânia e o Líbano.

Há uma década, um grupo de pesquisadores decidiu identificar os fatores específicos que impediam os Estados Unidos de alcançar os mesmos ganhos em expectativa de vida que outros países. O relatório do National Research Council Institute of Medicine enfocou cinco áreas principais: assistência médica, comportamentos de saúde, fatores sociais e econômicos, meio ambiente e políticas públicas. “Esperávamos que houvesse uma resposta em um desses que seria uma espécie de bala mágica. Mas em cada uma dessas categorias, encontramos diferenças dramáticas entre os EUA e outros países”, disse Woolf – e as coisas só pioraram desde então.

Dentro dos EUA, Woolf descobriu em sua nova pesquisa que a expectativa de vida cresceu mais lentamente nas regiões Centro-Oeste e Centro-Sul. Muitos dos fatores complexos que impulsionam as mudanças na expectativa de vida são tão diferentes entre os estados dos EUA quanto entre os países. Algumas regiões nos EUA experimentaram grandes mudanças em sua economia e demografia populacional durante os anos em que a expectativa de vida começou a mudar, como o colapso do setor manufatureiro que atingiu o meio-oeste de forma particularmente dura, disse Woolf.

“Há uma variedade de decisões políticas em nível estadual que parecem estar fortemente correlacionadas com as tendências de expectativa de vida que vimos”, disse Woolf. “Os resultados de saúde no nível estadual provavelmente vão divergir mais, dada a direção que estamos tomando”, acredita.

*Com informações da CNN

The post EUA está em 40º lugar no ranking de expectativa de vida, diz estudo appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA