EUA fecha ano fiscal com quase 2,4 milhões de imigrantes presos na fronteira; número mais alto da história

O governo do presidente Joe Biden estabeleceu um novo recorde de prisão de imigrantes que tentam entrar ilegalmente nos EUA pela fronteira com o México: 2.388, 944 no total O número foi divulgado pelo Customs and Border Patrol (CBP), no encerramento do ano fiscal. O aumento em relação ao ano passado é de de 27%, de acordo com o órgão. Quando comparado ao último ano da gestão Trump, o crescimento das prisões de indocumentados é 419% maior na administração democrata. Desde que Biden assumiu a Casa Branca, quase 4,7 milhões de imigrantes cruzaram a fronteira com o México, o que equivale aproximadamente à população da Louisiana; informou o CBP.

Cidadãos mexicanos e da Guatemala encabeçam a lista das detenções. Entretanto, as prisões de venezuelanos são as que mais cresceram proporcionalmente, 85% desde setembro do ano passado até agora.   “Os regimes fracassados da Venezuela, Cuba e Nicarágua continuam a impulsionar uma nova onda de imigração em todo o hemisfério”, destacou o CBP.  O Brasil está entre os dez com maior número de detidos: 46.410.

As expulsões incluem as pessoas que tentam cruzar a fronteira repetidas vezes, apesar de serem enviadas para longe da divisa.

Os números de 2022 mostram aumento de 50% entre adultos que viajavam sozinhos, famílias inteiras e crianças desacompanhadas. Em relação aos menores, o governo americano declarou recentemente que não há mais vagas em abrigos para acolher as crianças, e acampamentos provisórios estão sendo improvisados. 

A menos de um mês para as eleições de meio mandato, a pauta da  foi imigração tem sido uma das mais críticas  para o governo Biden.  De um lado, muitos acusam o presidente de não conseguir deter o fluxo de imigrantes irregulares no país. De outro, o mandatário é apontado por retomar políticas rígidas do seu antecessor, como a ‘Remain in Mexico’,  criada por Trump e ressuscitada recentemente para conter o fluxo de venezuelanos.

As pesquisas de opinião sobre o governo Biden mostram constantemente que a política imigratória é o assunto mais impopular de sua gestão. Segundo o site  RealClearPolitics, apenas 36% aprovam as medidas do governo. 

Fonte: AcheiUSA