EUA liberarão até 600.000 imigrantes ilegais nos próximos meses

Uma agência de fiscalização de imigração dos EUA planeja libertar até 600.000 imigrantes ilegais enquanto lida com um aumento projetado na migração, revelou um funcionário em um processo judicial. Deane Dougherty, coordenadora do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE), disse que as autoridades esperam “um aumento histórico na fronteira, com projeções previstas para triplicar as chegadas atuais”.

Por causa das previsões e da decisão recentemente anunciada de encerrar o Título 42, “o ICE deve mudar seu foco e se preparar para gerenciar seus recursos para uma população de até 600.000 até o final do ano fiscal”, acrescentou Dougherty. O ano fiscal termina em 30 de setembro. Jessica Vaughan, diretora de estudos de políticas do Centro de Estudos de Imigração, disse que isso significa que o ICE estará liberando os imigrantes, que incluem menores desacompanhados e unidades familiares, até então.

“Fiquei muito surpreso com esse número que eles parecem estar apenas casualmente falando sobre o lançamento”, disse Vaughan ao Epoch Times. “Não parece haver nenhuma preocupação com os efeitos dos recém-chegados nas comunidades onde vão se estabelecer. Não há preocupação com o custo. Não há preocupação com a capacidade de identificar essas pessoas ou de rastreá-las e garantir que elas compareçam aos procedimentos de imigração e que saibam onde estão, caso precisem removê-las.”

O ICE assume o controle de alguns imigrantes que são processados ​​pela Patrulha da Fronteira, outra agência dentro do Departamento de Segurança Interna. O governo Biden está se preparando para uma enxurrada de imigrantes ilegais quando o Título 42, uma política da era da pandemia que permite expulsões rápidas, terminar em maio. O documento do tribunal, inserido em um caso em andamento sobre como crianças imigrantes ilegais são tratadas, fornece um número concreto para o que uma agência espera encontrar nos próximos meses. O ICE pode legalmente prender imigrantes até que eles tenham audiências no tribunal, mas cada vez mais opta por liberá-los no que é chamado de programa Alternativa à Detenção, que envolve dar aos imigrantes um aviso para comparecerem ao tribunal e deixá-los livres dentro dos Estados Unidos.

Como muitas agências de imigração, o ICE viu seu acúmulo de casos crescer, ultrapassando 3,6 milhões no ano fiscal de 2021. Um relatório do Gabinete do Inspetor Geral do ICE descobriu que “o ICE quase certamente não está deportando todos os não cidadãos que poderiam ser deportados e provavelmente não serão capazes de acompanhar um número crescente de não cidadãos deportáveis”. A agência não conseguiu localizar mais de 400.000 estrangeiros ilegais criminais condenados. Muitos imigrantes encontrados depois de entrarem ilegalmente nos Estados Unidos pedem asilo, mas a maioria dessas solicitações acaba sendo rejeitada. O aumento projetado sobrecarregará o ICE, de acordo com Vaughan.

“O número é tão grande que é difícil entender como eles poderiam gerenciar o fluxo sem ficarem tão sobrecarregados que quase tenham que desistir de identificar as pessoas e fazer qualquer esforço para acompanhá-las”, disse ela. Idealmente, ela acrescentou, os imigrantes deveriam ser mantidos sob custódia antes de serem removidos. Uma vez que os imigrantes saibam que as leis serão aplicadas, muitos não virão, disse ela. “Por uma questão de política, o Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA não comenta litígios em andamento ou pendentes. No entanto, a falta de comentários não deve ser interpretada como acordo ou estipulação de quaisquer alegações”, disse um porta-voz do ICE ao Epoch Times por e-mail. O governo Biden presidiu uma quantidade sem precedentes de imigração ilegal, estabelecendo recordes de apreensões na fronteira EUA-México para o ano fiscal de 2021 e 2021. Somente em março, houve 221.303 encontros – um salto de 33% em relação a fevereiro.

Fonte: Brazilian Press