EUA preparam operação para deportação em massa de cubanos sem documentos

Cubanos que chegam aos EUA sem documentos serão mandados de volta em voos fretados. Foto/Divulgação

O número de cubanos que entram nos EUA por via terrestre aumentou drasticamente no ano passado, alegam oficiais de imigração, e será iniciada operação de deportação em massa de indocumentados nas próximas semanas

Da Redação – Por decisão das autoridades de imigração dos EUA, nas próximas semanas terá início uma operação rigorosa de deportação em massa de imigrantes cubanos que cruzaram ilegalmente a fronteira do México para entrar no país. Serão fretados voos de volta a Cuba, e não haverá uma segunda chance – a ordem é mandar indocumentados ao país de origem.

Autoridades disseram que os voos serão realizados, enquanto o ICE localiza cubanos com ordens finais de deportação para encher os aviões. O número de cubanos que entram nos EUA por via terrestre aumentou drasticamente no ano passado, alegam oficiais de imigração.

Os cubanos, alerta o ICE, não estão sendo enviados de volta ao México devido às restrições do Título 42 do COVID-19, assim como imigrantes de outras nacionalidades, que ainda estão sendo empurrados para trás à fronteira mexicana.

Mais de 248.000 cubanos foram presos atravessando a fronteira sudoeste dos EUA no ano passado, ante 43.677 no ano anterior, segundo a “Alfândega e Proteção de Fronteiras”. Os cubanos que chegassem por terra poderiam pedir asilo. Aqueles cujo pedido foi negado agora podem ser deportados de avião

Fonte: Nossa Gente