EUA removem barreiras da era Trump para isenções de teste de cidadania para imigrantes com deficiência

Os Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA lançaram várias mudanças para tornar o processo de naturalização mais acessível para candidatos com deficiência. Após meses de feedback público, a agência federal encurtou e simplificou sua isenção de deficiência, que é usada para isentar imigrantes com deficiências físicas, mentais ou de aprendizado dos requisitos de teste de inglês e cívico.

As revisões desfazem amplamente os esforços do antigo governo Trump para expandir os requisitos para candidatos com deficiência que desejam se naturalizar.

“A recente mudança de política é um grande passo na direção certa e uma grande melhoria em relação à política antiga”, disse Laura Burdick, que trabalha em políticas de isenção de deficiência com a Catholic Legal Immigration Network, à NPR. “É preciso uma abordagem muito mais humana”, acrescentou. Em um comunicado na semana passada, o diretor do USCIS, Ur Jaddo, disse que as revisões fazem parte da ordem executiva do presidente Biden para restaurar a fé no sistema de imigração dos EUA.

Entre os passos para se tornarem cidadãos votantes, os imigrantes são testados em quão bem eles lêem, escrevem e entendem inglês e o quanto eles entendem a história e o governo dos EUA. Desde 1994 , o governo federal permite que imigrantes com deficiência recebam isenções para tais exigências. Em 2020, o governo Trump quase dobrou a duração da isenção de invalidez e acrescentou complexidade desnecessária, disse Burdick. O próprio USCIS descreveu algumas partes do aplicativo como “redundantes” e disse que “não têm mais utilidade prática”. Perguntas como a forma como a deficiência do requerente afeta sua vida diária, uma descrição da gravidade da deficiência e com que frequência eles são tratados por profissionais médicos foram eliminadas.

Outra mudança de política oferece aos candidatos que não preencheram corretamente sua isenção a opção de simplesmente reenviar o formulário com informações atualizadas, em vez de preencher uma papelada totalmente nova. Burdick disse que essas melhorias nas políticas removerão barreiras e criarão um caminho mais eficiente para a cidadania para pessoas com deficiência. Mas há mais trabalho a fazer, acrescentou. Entre as preocupações de sua organização estão os tipos limitados de profissionais médicos autorizados a certificar acomodações. “Muitos dos imigrantes que atendemos recebem seus cuidados primários de uma enfermeira, pois muitas vezes são mais acessíveis que os médicos, especialmente em comunidades de baixa renda”, disse ela. Nos três trimestres de outubro de 2021 a junho de 2022, cerca de 45.000 imigrantes solicitaram uma isenção de deficiência.

Fonte: Brazilian Press