Evento em Bonito (MS) aborda importância do Turismo sustentável

Rafael Faustino para a PANROTAS

Autoridades locais e líderes do Sebrae na abertura do Inspira Ecoturismo, em Bonito (MS)

Autoridades locais e líderes do Sebrae na abertura do Inspira Ecoturismo, em Bonito (MS)

BONITO (MS) – Começou na noite de ontem (16) em Bonito, no Mato Grosso do Sul, o Inspira Ecoturismo, evento promovido pelo Sebrae para promover debates, capacitações e trocas de experiências sobre o Turismo de natureza e aventura. É a segunda edição do evento (em 2021, aconteceu em formato híbrido), agora reunindo presencialmente, no Hotel Wetiga, cerca de 400 pessoas, entre gestores públicos, trade do Turismo, equipes do Sebrae e outros interessados no Ecoturismo.

“Estamos aqui com muita felicidade recebendo pessoas de 22 Estados. Temos programação para gestor público, para empreendedores, para técnicos do Sebrae, uma oportunidade única de aprender na prática. O objetivo é transformar pessoas e lugares, mostrar como o Turismo é capaz de fazer isso”, disse na cerimônia de abertura a diretora técnica do Sebrae-MS, Sandra Amarilha.

Ao sublinhar a importância de aliar o desenvolvimento do Turismo à preservação do meio ambiente, o Inspira Ecoturismo dá seu exemplo na prática: este é o primeiro evento carbono neutro do Estado do Mato Grosso do Sul, em uma iniciativa com auxílio da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), apoiadora do evento. “Para nós, essa é uma política de Estado, e o Turismo deve trabalhar dessa forma também”, disse ao Portal PANROTAS o diretor-presidente do órgão, Bruno Wendling.

Rafael Faustino para a PANROTAS

Bruno Wendling, da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul

Bruno Wendling, da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul

Para Wendling, discutir o ecoturismo no evento se insere em um contexto maior do que o nicho em si: trata-se de atender uma necessidade global de preservação da natureza em várias atividades, incluindo o Turismo. “Até prefeitos e governadores que não davam muita atenção ao meio ambiente viram que vão ter de fazer, porque, se não, serão carta fora do baralho. Há uma tendência de turistas estrangeiros não consumirem mais destinos que não sejam responsáveis. Não é mais questão de tendência, de querer ou não querer. E um evento como esse ajuda a mostrar essa importância a todos os Estados”, disse.

Rafael Faustino para a PANROTAS

Mais de 400 pessoas de 22 Estados acompanham o evento

Mais de 400 pessoas de 22 Estados acompanham o evento

O Inspira Ecoturismo vai até 20 de maio. Nesses cinco dias, serão realizados debates, oficinas e palestras com especialistas, além de visitas técnicas a destinos da região e sessão de negócios. O seminário abordará temas como tendências no ecoturismo, novos perfis de viajantes, segurança no Turismo de aventura, marketing de empresas e de destinos, Turismo e as Unidades de Conservação, entre outros. São mais de 20 atividades programadas em diversos locais da região de Bonito, destino considerado referência em ecoturismo.

Logo antes do início do evento nesta terça-feira, o Sebrae apresentou outra novidade ao público: foi inaugurado um novo espaço interativo em seu Polo de Ecoturismo em Bonito, que servirá como catalisador para consultas e novas iniciativas nesse segmento. O espaço está aberto para o trade, gestores e demais visitantes que queiram aprender mais sobre a importância e as particularidades do Turismo sustentável.

Rafael Faustino, especial para o Portal PANROTAS

Fonte: PANROTAS