Ex-arcebispo de Newark foi acusado de abuso sexual de uma menina de 5 anos na década de 1970

Um ex-arcebispo de Newark ganhou a confiança de uma menina de 5 anos ajudando a família da menina com comida e cuidando dela com frequência, diz um processo. No entanto, o ex-arcebispo posteriormente abusou sexualmente dela várias vezes na década de 1970, acrescenta o processo.

Acredita-se que a ação movida em março seja a primeira a trazer acusações de abuso sexual contra o falecido Peter Gerety, que morreu em 2016 aos 104 anos como o bispo católico mais velho do mundo. Gerety serviu como arcebispo da Arquidiocese Católica Romana de Newark de 1974 até sua aposentadoria em 1986, de acordo com o site da arquidiocese.

Antes de servir em Newark, Gerety serviu em New Haven, Connecticut e Portland, Maine.

Em uma declaração juramentada que acompanha o processo, a demandante, uma mulher agora na casa dos 40 anos, alegou que Gerety ganhou sua confiança ajudando sua família e elogiando-a como “uma garota muito inteligente e bonita”.

Ela não contou a ninguém sobre o abuso até os 13 anos de idade e confidenciou à sua irmã. A suposta vítima tornou-se uma mulher suicida na casa dos 20 anos e ainda sofre de ansiedade e depressão que requerem medicamentos, de acordo com o depoimento.

A Arquidiocese de Newark se recusou a comentar o processo na terça-feira, mas um porta-voz disse por e-mail que estava comprometida com a transparência e “com nossos programas de longa data para proteger os fiéis e continuará a trabalhar com as vítimas, seus representantes legais. autoridades policiais em um esforço contínuo para resolver as denúncias e encerrar os casos das vítimas”.

O processo alega negligência, infligindo sofrimento emocional e violação do dever fiduciário, e estabelece um valor de US $ 50 milhões em danos compensatórios e danos punitivos adicionais não especificados contra o espólio de Gerety, a Arquidiocese de Newark e outras entidades e indivíduos não identificados.

“Este caso é um indicativo de quão sistêmico e generalizado era o abuso sexual de crianças, e continua até hoje, na Igreja Católica”, disse John Baldante, um advogado que representa a mulher.

Gerety foi sucedido como arcebispo de Newark por Theodore McCarrick, que se tornou arcebispo de Washington, DC e posteriormente cardeal. McCarrick foi afastado do cargo em 2019 pelo Papa Francisco depois que uma investigação da igreja corroborou as alegações de que ele abusou sexualmente de menores e seminaristas adultos. O nome de Gerety não apareceu em uma lista publicada há dois anos pelas cinco dioceses católicas de New Jersey que lista mais de 180 padres acusados de abusar de menores ao longo de décadas.

Fonte: Brazilian Press