Exame PCR de Covid-19: tudo o que você precisa saber antes de viajar!

Muito tem se falado sobre o exame RT-PCR para detectar o novo coronavírus, principalmente para quem vai viajar ao exterior ou até para destinos nacionais, como Fernando de Noronha. O teste é obrigatório e deve seguir os requisitos pedidos pelas autoridades sanitárias de cada localidade. Mas você sabe onde o exame é feito? Qual é o custo? Tudo isto e muito mais você descobrirá neste post.

Quem deve fazer o exame PCR

Os testes RT-PCR são indicados principalmente para as pessoas que têm sintomas da Covid-19. O teste deve ser feito logo no início da manifestação da doença para identificação do vírus ativo no organismo.

O exame PCR também deve ser realizado por pessoas que viajarão para países que exigem o resultado negativo do teste. É o exame mais pedido pelas outras nações devido à qualidade dos resultados. O RT-PCR também está sendo feito por secretarias de saúde para mapear os casos de contágio da doença.

Onde fazer o exame PCR de Covid-19

O exame RT-PCR de Covid-19 é realizado nos principais laboratórios do país. Alguns exigem o pedido médico. Caso o seu motivo seja viagem ao exterior, ligue antes para o laboratório de sua preferência e conheça os requisitos necessários. Há também um laboratório no aeroporto de Guarulhos que realiza o teste PCR. Ele é o único laboratório em aeroportos brasileiros.

Laboratório no aeroporto de Guarulhos-SP

Qual o valor do teste PCR?

O valor varia entre R$ 270 e R$ 450 dependendo da cidade e laboratório escolhido.

O que é o teste RT-PCR?

É tido como o principal exame e o mais assertivo na detecção do novo coronavírus. Este teste molecular pesquisa a presença do Ácido ribonucleico (RNA) viral, que é o material genético do vírus SARS-CoV-2.

O RT-PCR significa transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase, no inglês Reverse transcription polymerase chain reaction, e é um método laboratorial usado desde 1983 para o diagnóstico de várias patologias.

Como é feito o exame RT-PCR?

Você já deve ter visto muito a imagem de alguma pessoa fazendo o teste PCR. É aquele cujo o enfermeiro retira uma amostra de material do paciente por meio de swabs (cotonetes) do nariz e da garganta. Eu já fiz e é meio incômodo, mas rápido e suportável.

Realizando o exame RT-PCR

Como é feito o diagnóstico do PCR

Depois do material coletado começa a checagem pelo laboratório da confirmação ou não da Covid-19. Primeiramente o RNA do vírus é transformado em DNA. Assim o DNA é ampliado e se houver material genético SARS-CoV-2, o resultado positivo é confirmado.

Quanto tempo demora o resultado do PCR?

O resultado do exame RT-PCR sai entre 24 horas e 72 horas após a coleta da amostra. Já o laboratório no aeroporto de Guarulhos promete os resultados em até 4 horas, isto pode te ajudar caso o seu exame seja feito para viagens ao exterior.

Fique atento aos pedidos sanitários do país de destino e a divulgação do resultado do exame. Programe seu exame com a antecedência pedida. Conheça os países abertos aos brasileiros e seus requisitos.

O resultado deu positivo, o que devo fazer?

Normalmente se a pessoa apresenta os sintomas já deve estar tendo o acompanhamento médico. E os casos assintomáticos? A grande maioria dos casos detectados é de pessoas sem os sintomas, mas que têm o vírus ativo no organismo. Este pode ser o seu caso que faz o exame antes de viajar. Fique atento! Caso o seu resultado dê positivo procure logo um médico e faça imediatamente o isolamento social, assim não contaminará outras pessoas.

Tenho voo marcado e o resultado deu positivo

Você pode ser um assintomático, que tem o vírus ativo mas não apresenta os sintomas. Caso aconteça isto com você, imediatamente procure um médico e depois entre em contato com a companhia aérea para remarcar o seu voo.

Preciso de teste PCR para viajar ao Brasil?

Não. As autoridades sanitárias brasileiras não exigem teste negativo de Covid para os estrangeiros viajando para o Brasil ou brasileiros que estão retornam para casa.

Fique atento, pois se a sua viagem tem como destino o arquipélago de Fernando de Noronha você é obrigado a realizar o teste RT-PCR.

Quais países exigem teste PCR de Covid-19?

A lista de países que solicitam o teste do novo coronavírus é grande. Entre eles estão: Angola, Aruba, Bolívia. Egito, Maldivas e Egito. Conheça os requisitos de entrada para todos os países abertos aos brasileiros. Vale destacar que o exame pode ser realizado em qualquer laboratório. É importante levar o resultado oficial em inglês. Confira aqui a lista de 100 países para onde os brasileiros já podem viajar e os requisitos de cada um.

Apesar de ser muito buscado por brasileiros, Portugal ainda não está aberto para o turismo brasileiro. Descubra quem pode viajar atualmente para Portugal. As autoridades portuguesas exigem o teste PCR de todos os passageiros.

Diferença entre os testes RT-PCR e sorológico

Muitas pessoas se confundem sobre os tipos de exame para Covid-19. Há os testes rápidos de farmácias, mas pouco assertivos e não aceitos por autoridades sanitárias. Também tem o exame sorológico.

Diferentemente do RT-PCR que detecta se o vírus está ativo no paciente, o sorológico permite avaliar se uma pessoa tem anticorpos específicos para o vírus SARS-CoV-2. Só tem anticorpos quem já teve contacto com o vírus. É possível uma pessoa ter anticorpos no sangue e não estar com infeção aguda. Este teste é feito por meio de exame de sangue.

Ficou com alguma dúvida? Conte nos comentários!

Fonte: Melhores Destinos