Não há pessoas o suficiente na Patrulha de Fronteira para atender a demanda de famílias que aguardam audiência com um juiz para o pedido de asilo. Outro inconveniente desafio para o governo de Joe Biden
Da Redação – Com o aumento de imigrantes que aguardam audiência com um juiz sobre questão de asilo nos EUA, o governo de Joe Biden planeja recorrer a um tribunal de apelações nesta segunda-feira (15) – quer permissão para liberar pessoas sem mandados de comparecimento ao tribunal. Não há pessoas o suficiente na Patrulha de Fronteira para atender a demanda de famílias.
Os limites de asilo implementados continuam voltados para um novo aplicativo do governo federal, que concede 1.000 agendamentos diários para cruzar a fronteira e pedir asilo – ao mesmo tempo recebem autorização para morar temporariamente nos EUA.
Com uma demanda muito superior às vagas disponíveis, o aplicativo gerou frustração entre os imigrantes e representa um teste para a estratégia do governo Biden de desenvolver novos caminhos legais. O número de quem cruza a fronteira ilegalmente supera as tentativas de Washington de coordenar de vez o fluxo imigratório.
O secretário de “Segurança Interna dos EUA”, Alejandro Mayorkas, disse que a Patrulha da Fronteira tinha 6.300 presos na sexta feira (12), no primeiro dia após o fim das restrições do “Título 42”. No sábado (13), havia 4.200 pessoas. Um número crescente de atendimento.
Mais de 27.000 imigrantes estavam sob custódia ao longo da fronteira em um dia da semana – um número que pode ultrapassar 45.000 até o final de maio se as autoridades não puderem liberar os imigrantes sem ordens de comparecer ao tribunal de imigração, lembrou Alejandro.
O governo planeja recorrer a um tribunal de apelações nesta segunda feira para obter permissão para liberar o mais rápido possível os imigrantes sem mandados de comparecimento ao tribunal. As autoridades dizem que leva de 90 minutos a duas horas para processar um único adulto para o tribunal, e isso poderá sufocar os trabalhos da Patrulha de Fronteira – não há pessoal o suficiente para atender a demanda de famílias na fila de espera.
Por outro lado, cerca de apenas 20 minutos para liberar alguém com instruções para comparecer a um balcão de imigração em 60 dias, uma prática comum desde 2021 para aliviar a correria na fronteira.
Fonte: Nossa Gente