Expira o prazo do ‘Título 42’: agora, novas regras para pedido de asilo nos EUA

Termina nesta quinta-feira (11) o “Titulo 42” e os EUA impõem novas regras para conceder asilo aos imigrantes

Os EUA começarão a negar asilo aos imigrantes que chegarem à fronteira com o México sem antes enviar seu pedido online, com o fim do prazo do “Título 42” nesta quinta-feira (11). Veja o que muda

Da Redação – Expira nesta quinta-feira (11), o “Titulo 42”, o que gera preocupação para o presidente Joe Biden. Pelo texto dessa regra, imposta pelo então presidente Donald Trump, o governo dos EUA podia expulsar automaticamente todas as pessoas que chegavam ao território do país sem visto ou documentação necessária – a justificativa era a pandemia. Cerca de  2,8 milhões de imigrantes foram expulsos, sem a possibilidade de solicitar asilo desde março de 2020.

Os EUA começarão a negar asilo aos imigrantes que chegarem à fronteira com o México sem antes enviar seu pedido online ou que não tenham buscado proteção em um dos países pelos quais passaram. A nova medida passa a valer com rigor a partir desta quinta-feira (11).

Isso faz parte de novas medidas destinadas a reduzir as travessias ilegais de fronteira e, ao mesmo tempo, criar novos caminhos legais, como um plano para abrir 100 centros regionais de imigração em todo o Hemisfério Ocidental, disseram autoridades do governo.

Além de impor uma proibição total, a medida impõe fortes limitações ao asilo para aqueles que atravessam ilegalmente e não buscaram primeiro acesso legal.

Após o fim do “Título 42”, os oficiais de imigração entrevistarão os solicitantes de asilo que o fizeram por meio do aplicativo “CBP One” e somente aqueles que demonstrarem um “medo crível” de perseguição se forem enviados de volta aos seus países poderão entrar no país EUA. Posteriormente, terão que aguardar sua nomeação com um juiz de imigração que decidirá sua petição.

Serão oferecidas cerca de 1.000 consultas diárias para solicitar asilo por meio do aplicativo “CBP One”, número que, segundo funcionários públicos, pode aumentar “dependendo da capacidade dos trabalhadores do serviço de migração”.

Voos de deportação

Por sua vez, os EUA aumentaram o número de voos de deportação para países da região e também chegaram a um acordo com o México para que o país vizinho receba até 30 mil migrantes deportados da Venezuela, Haiti, Nicarágua e Cuba por mês.

Aqueles que entrarem no país sem documentos e forem capturados pela Patrulha de Fronteira serão deportados e não poderão entrar nos EUA por cinco anos, mesmo que se qualifiquem para qualquer benefício de imigração.

Aproximadamente 2.500 membros da Guarda Nacional já foram destacados para todos os setores da fronteira, prestando diversos serviços de apoio ao esquema vigilância, detecção e transporte aéreo. Separadamente, membros da Guarda Nacional do Texas também estão trabalhando na fronteira sob a autoridade do estado.

Fonte: Nossa Gente