Fábrica de biscoitos Nabisco fecha unidade em NJ, demitindo até 600 funcionários

A fábrica da Nabisco em New Jersey anunciou seu fechamento final no final do verão, após 63 anos de operação, deixando até 600 pessoas sem trabalho. A fábrica Fair Lawn produz produtos assados com a marca Nabisco, como os famosos biscoitos Oreo, Lorna Doone e Teddy Grahams, que inundam uma parte da Rota 208 com o cheiro de biscoitos recém-assados.

A Mondelez International, empresa controladora da Nabisco com sede em Chicago, faz alguns de seus lanches no México, mas disse em um comunicado à imprensa que a produção de Fair Lawn e Atlanta, onde está fechando outra fábrica, “será transferida para outras fábricas em Mondel nos Estados Unidos Estados ”.   “A empresa continua comprometida com os Estados Unidos … os empregos americanos não serão enviados ao México por causa desses dois fechamentos”, enfatizou.

Resultado de imagem para nabisco factory new jersey

A Mondelez havia relatado em novembro que o fechamento da fábrica de Fair Lawn estava sendo considerado. O prefeito Kurt Peluso disse quinta-feira que a empresa informou às autoridades locais que a fábrica será fechada no final de agosto ou início de setembro. “Esta é uma notícia realmente triste”, disse Peluso. “A Nabisco tem sido uma grande parte da Fair Lawn. Ficamos desapontados com a saída dele e ficamos muito tristes por todos os funcionários. ”

A Mondelez observou que suas fábricas em Chicago, onde fabrica biscoitos Belvita, biscoitos com manteiga e alguns biscoitos, e Naperville, onde fabrica Triscuits, permanecem centros estratégicos para sua produção no Meio-Oeste. A empresa também possui instalações em Portland, Oregon.

Resultado de imagem para nabisco factory new jersey

“Tanto Fair Lawn quanto Atlanta não são mais ativos estratégicos do ponto de vista geográfico e ambos enfrentam desafios operacionais significativos, incluindo infraestrutura desatualizada e capacidades de produção desatualizadas, o que teria exigido um investimento significativo para trazê-los ao estado modernizado necessário para o futuro.” a empresa disse em um comunicado. A empresa está empenhada em trabalhar com os funcionários e seus sindicatos para apoiá-los durante a transição. Laurie Guzzinati, diretora sênior de assuntos corporativos e governamentais da empresa na América do Norte, reconheceu que foi “um dia difícil para os funcionários”, mas disse que a decisão não foi tomada levianamente.

O fechamento da fábrica havia sido considerado há alguns anos, mas a empresa acabou optando por fechar uma unidade na Filadélfia. Peluso afirmou que a Fair Lawn se comprometeu a manter o imóvel comercial e não residencial, acrescentando que foram abordadas propostas de remodelação, incluindo a utilização do local para um centro de distribuição ou estúdio para produção de filmes e programas de TV. O prefeito Peluso disse que o governador Phil Murphy e o deputado Josh Gottheimer (D-5) não conseguiram convencer a Nabisco a ficar no condado de Bergen.  Os empregados assalariados receberão verbas rescisórias e outros benefícios, enquanto os sindicatos que os representam negociarão com a empresa um acordo.

Fonte: Brazilian Press