Falta de mão de obra de imigrantes impacta economia americana

Depois que a imigração para os Estados Unidos diminuiu sob o presidente Donald Trump, o país está descobrindo que há uma escassez de mão de obra devido em parte a esses freios.

Estima-se que o país tenha dois milhões de imigrantes a menos do que teria se a taxa tivesse sido mantida. Isso desencadeou uma disputa desesperada por mão de obra em muitos setores, incluindo frigoríficos e construção de casas, o que também contribui para a escassez e aumento de preços.

O fator trabalho é um dos que contribuem para que os EUA sofram a maior inflação dos últimos 40 anos; outros são as interrupções nas cadeias de suprimentos devido à pandemia de coronavírus e o aumento dos preços dos combustíveis e matérias-primas desde a invasão russa da Ucrânia.

Steve Camarota, pesquisador do Centro de Estudos de Imigração, defensor da redução da imigração, acredita que durante a presidência de Joe Biden haverá um aumento acentuado da imigração não autorizada que compensará as carências que ainda persistem após a pandemia. Ele argumenta ainda que os aumentos salariais em setores de baixa renda, como a agricultura, contribuem pouco para a inflação.

“Não acho que os aumentos salariais sejam uma coisa ruim para os pobres, e acho que é matematicamente impossível reduzir a inflação limitando os salários mais baixos”, disse Camarota.

A imigração está voltando rapidamente aos níveis pré-pandemia, de acordo com os pesquisadores, mas os EUA precisariam de uma forte aceleração para compensar o déficit. Dado o declínio acentuado nas taxas de natalidade nas últimas duas décadas, alguns economistas prevêem que a força de trabalho potencial começará a encolher até 2025.

Enquanto isso, o sistema político mostra pouca vontade de aumentar a imigração. Os democratas, que controlam a Casa Branca e o Congresso e têm sido o partido mais pró-imigrantes nos últimos anos, não apresentaram projetos de lei importantes que permitiriam a entrada de mais novos residentes no país. Uma pesquisa recente da Gallup revela que os temores de imigração não autorizada são os mais altos em duas décadas.

Com as eleições de meio de mandato de novembro se aproximando, o que será difícil para os democratas, o partido do presidente Biden está dividido sobre a tentativa de Washington de acabar com as restrições pandêmicas ao processo de solicitação de asilo.

“Em algum momento, decidimos envelhecer e encolher ou mudamos nossa política de imigração”, disse Douglas Holtz-Eakin, economista e ex-funcionário do governo do presidente George W. Bush, que agora preside a Ação de centro-direita dos EUA. Fórum.

Holtz-Eakin reconheceu que uma mudança na política de imigração é improvável. “As bases de ambos os partidos estão muito fechadas”, disse. Este é certamente o caso do Texas governado pelos republicanos, que abrange o trecho mais longo e mais movimentado da fronteira sul.

Em 2017, a legislatura obrigou as cidades a fazer com que seus agentes federais de imigração procurassem pessoas que moravam nos EUA sem autorização legal. O governador Greg Abbott enviou a Guarda Nacional do Texas para patrulhar a fronteira e recentemente causou grandes engarrafamentos quando ordenou o aumento das inspeções nas passagens de fronteira. A virada contra a imigração aflige alguns empresários do Texas. “A imigração é muito importante para nossa força de trabalho nos Estados Unidos”, reconheceu Correa. “Nós só precisamos disso.”

Fonte: Brazilian Press