Favoritos confirmam passagem para oitavas de final da Copa do Brasil

A Copa do Brasil começa a definir os 16 integrantes que jogarão as oitavas de final da Copa do Brasil. Apenas dois confrontos serão decididos posteriormente: Bragantino x Goiás, marcado para o dia 31 de maio em Bragança Paulista (Bragantino leva vantagem por ter vencido a primeira partida por 2 a 1 em Goiânia), e Brasiliense x Atlético-MG, marcadao para o dia 22 de maio em Brasília (Galo tem ampla vantagem por ter derrotado o adversário por 3 a 0 no jogo de ida em Belo Horizonte).

Além desses encontros, outras cinco partidas foram disputadas na quinta-feira (12) e não temos como divulgar os classificados porque elas se realizaram à noite, depois do fechamento da edição: São Paulo x Juventude (empate em 2 a 2 no jogo de ida em Caxias do Sul); Vitória x Fortaleza (Fortaleza bateu o time baiano por 3 a 0 na capital cearense); Botafogo x Ceilândia (o Alvinegro carioca venceu o time de Brasília por 3 a 0 e jogou em casa) Cruzeiro x Remo (A Raposa precisa reverter o placar adverso de 2 a 1 obtido pelo clube paraense em Belém), e Santos x Coritiba (o Alviverde do Paraná bateu o Peixe por 1 a 0 em Curitiba).

Aqui estão os confrontos que determinaram os outros nove classificados. A rodada começou na terça-feira (10), com dois jogos: Azuriz x Bahia, América-MG x CSA e Athletico PR x Tocantinópolis.

Azuriz x Bahia

Foi no sufoco, mas o Bahia conquistou, na terça-feira, a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil. No Estádio os Pioneiros, o Tricolor bateu o Azuriz nos pênaltis, depois de empatar em 1 a 1 no tempo regulamentar. O time paranaense foi melhor no primeiro tempo e viu Wenderson abrir o placar. Na segunda etapa, Marcelo Ryan deixou tudo igual. Nas penalidades, o time comandado por Guto Ferreira levou a melhor por 4 a 3 e saiu para o abraço.

Nas penalidades, Lucas Vieira e Igor Bosel acertaram suas cobranças na trave pelo Azuriz. Já pelo Bahia, Marco Antônio desperdiçou, mas Marcelo Ryan marcou na última cobrança e garantiu a classificação do Tricolor. O Bahia volta a campo no domingo (15), quando enfrenta o Vasco em Salvador.

América-MG x CSA

O América-MG sacramentou a vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil com nova vitória sobre o CSA. Depois de vencer a partida de ida em Alagoas por 3 a 0, o Coelho ganhou o duelo de volta, no Independência, por 2 a 0. Os gols foram marcados por Índio Ramírez, logo aos três minutos do primeiro tempo, e Rodriguinho (foto), na etapa final. Os mineiros controlaram a disputa e construíram a classificação com tranquilidade. O América volta as atenções para o Campeonato Brasieiro. No domingo (15), o Coelho enfrenta o Coritiba fora de casa, pela sexta rodada

Athletico PRx x Tocantinópolis

Na estreia do técnico Felipão, o Athletico não teve dificuldades e goleou o Tocantinópolis por 4 a 0, na Arena da Baixada, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. No agregado, o Furacão passou em vantagem de 9 a 2. Os gols atleticanos foram marcados por Hugo Moura, Khellven e Pablo (duas vezes). Com a classificação, o time rubro-negro garantiu R$ 3 milhões em premiação e aguarda o sorteio para saber o adversário das oitavas de final. O Athletico volta a campo contra o Fluminense no sábado (14), no Rio de Janeiro, pela sexta rodada do Brasileirão.

As partidas da quarta-feira (11) também não apresentaram novidades. 

Juazeirense x Palmeiras

O Palmeiras confirmou a classificação às oitavas de final da Copa do Brasil ao vencer a Juazeirense por 2 a 1 no estádio do Café, em Londrina, pela volta da terceira fase. No jogo de ida, o Verdão já havia vencido pelo mesmo placar. Danilo, convocado pela seleção brasileira na quarta-feira, abriu o marcador para o Verdão. Depois, Nildo empatou. Na reta final, Raphael Veiga, de pênalti, fez o gol da vitória e viu a galera explodir na arquibancada. O Palmeiras volta a campo no sábado (14) contra o Bragantino, no Allianz Parque, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.

Ceará x Tombense

Com facilidade, o Ceará bateu o Tombense mais uma vez por 2 a 0, pela terceira fase da Copa do Brasil, na Arena Castelão. No agregado, o Ceará avançou por 4 a 0. Lima e Nino Paraíba marcaram para o Vozão, que avança às oitavas de final da competição. Apesar do resultado, houve protesto de torcida na Arena Castelão contra a diretoria do Vozão. O Ceará encara o Flamengo no sábado (14), na Arena Castelão, pela sexta rodada da Série A.

Flamengo x Altos-PI

Victor Hugo marcou seu primeiro gol como professional no dia em que completou 18 anos (Foto: Gilvan de Souza/CRF)
Victor Hugo marcou seu primeiro gol como professional no dia em que completou 18 anos (Foto: Gilvan de Souza/CRF)

Numa partida arrastada e de baixo nível técnico, o aniversariante Victor Hugo deu graça com um belo gol de cabeça que decidiu a vitória por 2 a 0 sobre o Altos, em Volta Redonda. Gabigol fez o outro. O resultado classificou o Flamengo às oitavas de final da Copa do Brasil. Victor Hugo, que estreou como profissional também contra o Altos, em 1º de maio, com bela assistência de letra para João Gomes, marcou o primeiro dele pela equipe principal. O destaque de uma noite que era marcada por pouco futebol completou 18 anos. Com cinco pontos em cinco jogos, o Flamengo volta a campo pelo Campeonato Brasileiro no próximo sábado (14) contra o Ceará, em Fortaleza.

Vila Nova-GO x Fluminense 

O Fluminense confirmou o favoritismo, venceu por 2 a 0 o Vila Nova, no Serra Dourada, e garantiu a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil. Cano e Luiz Henrique, ambos de cabeça, fizeram os gols do time do técnico Fernando Diniz, que no jogo de ida já tinha batido o time goiano por 3 a 2, de virada, no Maracanã.  O Fluminense terá pela frente pela Série A o Athletico-PR, no sábado (14). A partida será disputada em Volta Redonda, pois o Maracanã ainda está com obras no gramado.

Corinthians x Portuguesa-RJ

O Corinthians venceu a Portuguesa-RJ por 2 a 0 na Neo Química Arena, e avançou sem grandes problemas às oitavas de final da Copa do Brasil. Depois do empate por 1 a 1 no jogo de ida da terceira fase, em Londrina, o Timão fez valer seu favoritismo em casa, pressionou desde o início e resolveu o jogo ainda no primeiro tempo, com gols de Júnior Moraes e Giuliano. Com time quase todo reserva, o técnico Vítor Pereira pôde administrar o elenco e dar minutos a vários jogadores antes de uma dura sequência que terá pela frente: Inter, sábado (14), pelo Brasileirão em Porto Alegre, e Boca Juniors (18) em Buenos Aires, na próxima terça-feira, pela Libertadores. 

Cuiabá x Atlético-GO

O Atlético-GO está nas oitavas de final da Copa do Brasil! Após empate por 1 a 1 no jogo de ida, em Goiânia, e por 0 a 0 no tempo normal da volta, o Rubro-Negro eliminou o Cuiabá em plena Arena Pantanal levando a melhor nos pênaltis: 5 a 3. Enquanto os jogadores do clube goiano acertaram todas as cobranças, Pepê parou no goleiro Ronaldo e desperdiçou para o Dourado, que dá adeus à competição. O adversário do Dragão na próxima fase sairá por meio de sorteio da CBF.

O Atlético-GO já havia convertido suas duas primeiras cobranças, com Airton e Baralhas. Empereur converteu a primeira para o Cuiabá, mas Pepê bateu rasteiro no canto direito e parou no goleiro Ronaldo, que fez a defesa. Na sequência, Léo Pereira, Edson Fernando e Marlon Freitas também marcaram para Dragão, e de nada adiantou Uendel e Rodriguinho fazerem para o Dourado. A vaga é do Rubro-Negro. 

Pelo Campeonato Brasileiro, o Cuiabá enfrenta o São Paulo, domingo (15) no Morumbi. Antes, no sábado (14), o Atlético-GO encara o atual campeão Atlético-MG, no Independência, em Belo Horizonte.


Tite convoca Seleção Brasileira para amistosos da Data FIFA de junho

Tite convoca a Seleção Brasileira para os amistosos em junho (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Tite convoca a Seleção Brasileira para os amistosos em junho (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

O técnico Tite convocou, nesta quarta-feira (11), os jogadores que estarão nos próximos amistosos da Seleção Brasileira. O treinador anunciou uma lista com 27 atletas para representar na Data FIFA de junho. Antes da leitura dos nomes, o coordenador da Seleção Brasileira, Juninho Paulista, também oficializou o Chefe de Delegação para esta viagem: Marcelo Paz, presidente do Fortaleza. 

O primeiro dos dois jogos está marcado para o dia 2 de junho, contra a Coreia do Sul, em Seul. Quatro dias depois, o adversário será o Japão, em Tóquio.

Este será o penúltimo período da Seleção sob o comando de Tite antes da convocação final para a Copa do Mundo FIFA Qatar 2022. Atual líder do ranking da FIFA, o Brasil se prepara para a disputa do Mundial, onde terá pela frente Sérvia, Suíça e Camarões na fase de grupos.

Jogadores convocados por Tite:

GOLEIROS

  • Alisson – Liverpool FC (ING)
  • Ederson – Manchester City (ING)
  • Weverton – Palmeiras

LATERAIS

  • Alex Sandro – Juventus (ITA)
  • Alex Telles – Manchester United (ING)
  • Daniel Alves – Barcelona (ESP)
  • Danilo – Juventus (ITA)
  • Guilherme Arana – Atlético-MG

MEIO-CAMPISTAS

  • Bruno Guimarães – Newcastle (ING)
  • Casemiro – Real Madrid (ESP)
  • Danilo – Palmeiras
  • Fabinho – Liverpool FC (ING)
  • Fred – Manchester United (ING)
  • Lucas Paquetá – Lyon (FRA)
  • Philippe Coutinho – Aston Villa (ING)

ZAGUEIROS

  • Eder Militão – Real Madrid (ESP)
  • Gabriel Magalhães – Arsenal (ING)
  • Marquinhos – Paris Saint-Germain (FRA)
  • Thiago Silva – Chelsea (ING)

ATACANTES

  • Gabriel Jesus – Manchester City (ING)
  • Gabriel Martinelli – Arsenal (ING)
  • Matheus Cunha – Atlético de Madrid (ESP)
  • Neymar Jr. – Paris Saint-Germain (FRA)
  • Raphinha – Leeds United (ING)
  • Richarlison – Everton (ING)
  • Rodrygo – Real Madrid (ESP)
  • Vini Jr. – Real Madrid (ESP)

Fonte: AcheiUSA