FBI alerta sobre aumento de idosos vítimas de golpes financeiros

Em maio, comemora-se o “Older Americans Month” (ou o Mês dos Idosos Americanos, em português). Pensando em proteger essa parcela da população, o FBI lançou um alerta sobre o aumento no número de fraudes financeiras que tem como alvo os mais velhos. Segundo a instituição, os idosos costumam ser visados ​​porque tendem a confiar nas pessoas, também costumam ter economias financeiras, casa própria e um bom crédito – o que os tornam atraentes para os golpistas.

De acordo com um relatório do Internet Crime Complaint Center (IC3), mais de 88 mil pessoas com idade acima de 60 anos perderam coletivamente $ 3,1 bilhões no ano passado em golpes direcionados aos mais velhos. Fraudes comuns incluem chamadas não solicitadas oferecendo suporte técnico, falsas oportunidades de investimento e golpes de romance e confiança. Mais de 60 golpes de avós – em que criminosos se fazem passar por um ente querido em pânico – representaram perdas de $ 3,8 milhões em 2022, de acordo com o IC3.

O número real é provavelmente muito maior, dizem os investigadores, porque muitos golpes não são denunciados, por vergonha ou falta de informação da vítima. “Eles também se preocupam com a possibilidade de seus parentes perderem a confiança em suas habilidades para administrar seus próprios recursos financeiros. E quando uma vítima idosa denuncia um crime, pode não conseguir fornecer informações detalhadas aos investigadores”, relata comunicado do FBI.

A insitutição divulgou alguns dos esquemas mais comuns de golpes em idosos:

Golpe de romance: os criminosos se apresentam como parceiros românticos, geralmente via redes sociais ou sites de namoro, visando capitalizar em cima do desejo de vítimas idosas de encontrar companheiros.

Golpe de suporte técnico: os criminosos se apresentam como representantes de empresas conhecidas para dar suporte de tecnologia e se oferecem para corrigir problemas inexistentes no computador. Os golpistas obtêm acesso remoto aos dispositivos das vítimas e informações confidenciais.

Golpe dos avós: um tipo de golpe de confiança em que os criminosos se passam por um parente, via ligação telefônica ou texto, alegando estar em necessidade financeira imediata.

Golpe de representação do governo: os criminosos se passam por funcionários do governo e ameaçam prender ou processar as vítimas, a menos que concordem em fornecer informações ou pagamentos.

Golpe de sorteio/caridade/loteria: os criminosos afirmam trabalhar para organizações de caridade legítimas para ganhar a confiança das vítimas. Ou eles afirmam que seus alvos ganharam uma loteria ou sorteio estrangeiro, solicitando uma “taxa” para retirar o pagamento.

Golpe de reparo doméstico: os criminosos aparecem pessoalmente e cobram dos proprietários antecipadamente pelos serviços de reforma da casa que eles não tem intenção de executar.

Golpe de TV/rádio: os criminosos visam vítimas em potencial usando anúncios falsos sobre serviços como reversão de hipotecas ou reparo de crédito.

Golpe familiar/cuidador: parentes ou conhecidos das vítimas idosas se aproveitam delas ou recebem seu dinheiro de outra forma.

Para se proteger de possíveis tentativas de golpe, o FBI indica:

– Pesquise on-line as informações de contato (nome, e-mail, número de telefone, endereços) e a oferta proposta. Outras pessoas provavelmente postaram informações on-line sobre indivíduos e empresas tentando realizar golpes.

– Resista à pressão para agir rapidamente. Os golpistas criam um senso de urgência para produzir medo e atrair as vítimas para uma ação imediata. Chame a polícia imediatamente se sentir que há perigo para você ou para um ente querido.

– Seja cauteloso com chamadas telefônicas não solicitadas, correspondências e ofertas de serviços de porta em porta.

– Nunca dê ou envie qualquer informação de identificação pessoal, dinheiro, joias, vales-presente, cheques ou informações de transferência eletrônica para pessoas ou empresas não verificadas.

– Certifique-se de que todos os softwares antivírus e de segurança do computador e as proteções contra malware estejam atualizados. Use software antivírus e firewalls confiáveis.

– Desconecte-se da Internet e desligue o dispositivo se vir uma mensagem pop-up ou tela bloqueada. Pop-ups são usados ​​regularmente por criminosos para espalhar software malicioso. Ative os bloqueadores de pop-up para evitar clicar acidentalmente em um pop-up.

– Tome precauções para proteger sua identidade se um criminoso obtiver acesso ao seu dispositivo ou conta. Entre em contato imediatamente com suas instituições financeiras para colocar proteções em suas contas e monitorar suas contas e informações pessoais para atividades suspeitas.

Como denunciar:

Se você foi vítima de um golpe ou conhece um idoso que caiu em uma fraude, entre em contato com o escritório local do FBI ou envie uma denúncia onlinepelo www.ic3.gov. Para mais informações, acesse http://fbi.gov/elderfraud.

The post FBI alerta sobre aumento de idosos vítimas de golpes financeiros appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA