Federal Reserve aumenta novamente taxas de juros com objetivo de conter inflação nos EUA

Em mais uma ação para conter a inflação nos EUA, o Federal Reserve tomou a decisão de aumentar as taxas de juros em mais um quarto de ponto percentual na quarta-feira (3). A ação marca a décima reunião consecutiva, desde 2018, em que o Fed decide pela elevação de custos dos empréstimos, com taxa de referência entre 5 e 5,25%. O percentual está dentro da faixa de taxas que os formuladores de políticas do Fed haviam previsto em março.

Embora a inflação tenha diminuído desde o verão passado, ela ainda é significativamente mais alta do que a meta de 2% do Banco Central. Segundo dados divulgados pela NPR, os preços em março subiram 4,2% em relação ao ano anterior, de acordo com a medida de inflação preferida do Fed. A taxa de inflação “core”, que exclui os preços voláteis de alimentos e energia, foi de 4,6%.

No entanto, com a desaceleração do crescimento econômico e os sinais de enfraquecimento do mercado de trabalho, especialistas especulam que este pode ser o aumento final das taxas do Fed no futuro próximo. Críticos da estratégia do Banco Central de conter a inflação desacelerando a economia alertam que aumentos adicionais nas taxas de juros podem ser um exagero, especialmente se ocorrerem ao custo de sacrificar empregos no país.

The post Federal Reserve aumenta novamente taxas de juros com objetivo de conter inflação nos EUA appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA