Feriados 2021 e roteiros para aproveitá-los Brasil afora

O ano terá nove feriados nacionais. O Carnaval será ponto facultativo em fevereiro para o serviço público, mas os festejos deverão ocorrer em julho

Se em 2020 a possibilidade de programar qualquer escapada foi dificultada pela pandemia, este ano tudo indica que será possível contar com alguma previsibilidade – a ênfase, aqui, é no “alguma”. Se a questão do momento for programar, melhor que seja uma viagem próxima de casa, idealmente feita de carro e, sobretudo, que possa ser remanejada caso eventuais quarentenas sejam instituídas. Viagens ao exterior não estão recomendadas por enquanto: além de fronteiras fechadas, a exigência de teste de covid para retornar ao Brasil dificulta e encarece qualquer planejamento.

Ainda que o Carnaval tenha sido cancelado em quase todas as capitais, a data será ponto facultativo no serviço público federal e o cenário é propício para que se inclua os dias 15, 16 e 17 de fevereiro na conta. Já os festejos de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador estão, em princípio, marcados para o período de 8 a 11 de julho (coincidirá com o feriado de 9 de julho em São Paulo), mas nada foi oficializado sobre feriados durante o período.

Roteiros para os feriados prolongados

Os feriados nacionais prolongados do ano são Paixão de Cristo, que cai numa sexta-feira (2 de abril), e Proclamação da República, que cai numa segunda-feira (15 de novembro).

Abril é a última chance para aproveitar o litoral de Santa Catarina antes do frio: os dias seguem ensolarados e sem muvuca em Florianópolis, Bombinhas e Garopaba. O Litoral Norte de São Paulo é também uma opção.

Em setembro, tudo indica que teremos melhores prognósticos acerca da vacina e quem sabe uma viagem com deslocamento mais longo possa ser colocada nos planos, como Chapada dos Veadeiros, Chapada Diamantina e Jalapão.

Há destinos que funcionam em qualquer época do ano, como é o caso das serras próximas à São Paulo (Campos do Jordão, Cunha, Monte Verde, São Francisco Xavier e São Bento do Sapucaí); serra fluminense (Petrópolis); Bento Gonçalves e São Joaquim; cidades de Minas Gerais (Tiradentes, Ouro Preto, Conceição do Ibitipoca e norte de Minas) e Foz do Iguaçu. Confira outros roteiros no nosso Índice de Destinos.

Feriados nacionais

2 de abril, sexta-feira: Paixão de Cristo (domingo de Páscoa no dia 4 de abril)

21 de abril, quarta-feira: Tiradentes 

1º de maio, sábado: Dia Mundial do Trabalho

7 de setembro, terça-feira: Independência do Brasil

12 de outubro, terça-feira: Nossa Senhora Aparecida

2 de novembro, terça-feira: Finados 

15 de novembro, segunda-feira: Proclamação da República 

25 de dezembro, sábado: Natal

Feriados em São Paulo

25 de janeiro, segunda-feira: Aniversário de São Paulo (municipal)

3 de junho, quinta-feira: Corpus Christi (municipal)

9 de julho, sexta-feira: Revolução Constitucionalista (estadual)

20 de novembro, sábado: Dia da Consciência Negra (municipal)

Feriados no Rio de Janeiro

20 de janeiro: Dia de São Sebastião (municipal)

23 de abril: Dia de São Jorge (estadual); poderá ser emendado com o feriado de Tiradentes, no dia 21

20 de novembro, sábado: Dia da Consciência Negra (municipal)

Busque hospedagens pelo Brasil

Fonte: Viagem e Turismo