Fernando de Noronha realiza teste de covid-19 em moradores da ilha

Para orientar as ações de vigilância e controle da covid-19 e no apoio à tomada de decisões da Administração na retomada das atividades sociais e econômicas de Fernando de Noronha, foi realizada a pesquisa “Incidência e Prevalência da covid-19”. Por meio de exames de nariz e garganta e amostras de sangue, dos 904 participantes do estudo, 42 foram identificados com coronavírus. A maioria teve a doença de forma assintomática e só descobriu a contaminação após os testes da pesquisa.

Devido à reabertura da ilha para entrada de moradores que estavam no continente, aumentando o risco de uma nova disseminação da doença, é necessário dar continuidade ao estudo, com a participação de todos os pesquisados na primeira etapa.

Divulgação

Apesar do pequeno número de casos, o administrador da ilha continua reforçando a importância de se manter hábitos de higiene e distanciamento social

Apesar do pequeno número de casos, o administrador da ilha continua reforçando a importância de se manter hábitos de higiene e distanciamento social

O estudo epidemiológico, que deve durar até maio de 2021, está fazendo Fernando de Noronha ficar longe da transmissão comunitária do vírus, segundo o especialista da Secretaria Estadual de Saúde, Mozart Sales, porque, quando os casos são identificados, o acompanhamento é feito por profissionais da área, incluindo a orientação de quarentena para as pessoas que testam positivo. De acordo com a pesquisa, 4.7% da população teve a doença na ilha e 95% não teve. Portanto, essas pessoas que não contraíram, estão suscetíveis à covid.

“O Brasil já tem mais de 70 mil mortes. E por que não morreu ninguém em Noronha? Porque está se fazendo tudo certo. A população, a Secretaria de Saúde de Pernambuco e a gestão da ilha estão colaborando para atingir estes indicadores de hoje. A gente não pode descansar com essa doença”, diz Sales.

Até agora, em torno de 1.200 pessoas já foram testadas, mais de um terço da população noronhense, o que representa 350 mil por milhão de pessoas. No entanto, o administrador da ilha, Guilherme Rocha, continua reforçando a importância de se manter as orientações de distanciamento social e hábitos de higiene para a prevenção e combate ao coronavírus, além da efetiva participação da comunidade no estudo epidemiológico, de extrema importância, de acordo com o gestor.

“Estamos conseguindo controlar o vírus, mas não somos imunes a ele. Por isso precisamos do apoio da população. A segunda fase da pesquisa vem para isso. Para entender o impacto da reintrodução de pessoas na ilha e confirmar se a covid-19 está controlada realmente, se não está escapando um caso ou outro assintomático”, afirma Rocha.

Ao todo, foram registrados 76 casos de covid-19 no arquipélago, sendo 42, identificados pelo Estudo Epidemiológico em curso na ilha. A terceira, quarta e quinta fase vão acontecer em agosto, novembro e maio de 2021, respectivamente.

Fonte: PANROTAS