Fila para tirar visto americano leva mais de 400 dias nas principais capitais do Brasil

A demora na emissão de vistos de turismo e negócios para os Estados Unidos ainda é atribuída à pandemia de covid-19, que interrompeu o serviço por mais de um ano, gerando uma sobrecarga para os oficiais consulares quando a situação se normalizou. No pós-pandemia, brasileiros portadores dos vistos B1 e B2 que planejam embarcar para o país americano precisam ficar em uma fila que dura em média um ano. “Não se deve realizar a compra de passagens aéreas ou fazer reservas em hotéis sem antes ter a confirmação de que o visto foi aprovado”, disse ao G1 o advogado Felipe Alexandre, da AG Immigration.

A longa espera afeta somente as pessoas que estão tirando os vistos pela primeira vez. Para os que já possuem o documento e desejam apenas renovar o prazo é outro, já que na maioria dos casos, a entrevista com o oficial consular pode ser dispensada.

Porto Alegre e Recife são as capitais onde o processo leva menos tempo, em média 200 dias de espera. Em São Paulo, Rio de Janeiro, e Brasília, ultrapassa 400 dias. O visto de turismo responde por 92% de todas as solicitações de entrada realizadas por brasileiros junto ao governo americano.

Fonte: AcheiUSA