Fim dos bugs? Companhia aérea anuncia que não vai mais honrar passagens baratas com preço errado

Vamos ser sinceros: adoramos uma passagem aérea barata. Assim que vemos um valor super baixo, já queremos logo comprar, não importa o destino. A verdade é que muitas vezes esse preço reduzido não é necessariamente uma promoção da companhia aérea, mas sim um erro de sistema que ocasionou a queda das tarifas. E para se proteger contra essa falha a United Airlines resolveu atualizar sua política de passagens.

Ao comprar o bilhete aéreo, o passageiro precisa estar de acordo com o contrato de transporte aéreo, que diz que a companhia aérea reserva-se o direito de cancelar a passagem que foi comprada com a tarifa errada.

No contrato, a United diz que “não pretende registrar passagens com tarifa zero ou próxima a zero” e que “se uma tarifa incorreta ou aparentemente errada for inadvertidamente publicada para venda, a United reserva-se o direito de cancelar a compra do bilhete.”

Sem margem para erros

A United Airlines apenas oficializou algo que já acontecia na prática, tornando-se a primeira companhia aérea a colocar no papel o que muitas já faziam.

Depois de muito tempo exigindo que as companhias americanas honrassem as passagens vendidas, independentemente de terem sido geradas por um erro ou não, o Departamento de Transporte dos Estados Unidos (DOT) autorizou as empresas aéreas em 2016 a cancelarem os bilhetes se conseguissem comprovar que elas tinham sido emitidas por causa de algum bug ou erro no sistema.

Se por um lado vai ser mais difícil comprar uma passagem super barata em decorrência de um erro da própria companhia, ao menos o passageiro tem por contrato o direito de ser ressarcido caso tenha tido algum gasto extra e a United cancele o bilhete.

Por exemplo: ao comprar a passagem, o viajante também já reservou hotel e passeios no destino. Ao ter seu bilhete cancelado, ele poderá ser reembolsado pela companhia. De acordo com o contrato, “a United também reembolsará quaisquer despesas correntes razoáveis, reais e verificáveis ​​incorridas pelo comprador com base na compra do bilhete”. Resta saber o que a companhia vai considerar como ‘despesas razoáveis’.

Além disso, a United também está se protegendo contra o que considera ‘reservas impróprias’, ou seja, contra passageiros que compram uma passagem já sabendo que o voo vai atrasar  para depois reclamar e ganhar um benefício da companhia, podendo também cancelar esse bilhete e outras sanções.

Erros cada vez mais raros

Antigamente, era muito mais comum encontrar os bugs nos sistemas de venda das companhias aéreas, mas cada vez mais as empresas vêm se protegendo e melhorando o sistema para evitar todas essas falhas. Os leitores mais antigos aqui do MD lembram que era comum surgir um preço fora do comum a qualquer momento, o que tem sido cada vez mais raro.

A primeira explicação para isso é a evolução dos sistemas de passagens e tarifas das companhias aéreas. Ao contrário do que ocorria, hoje o processo é quase todo automatizado, deixando menos espaço para os bugs. Além disso, quando eles acontecem, rapidamente são detectados e as tarifas super baratas logo saem do ar ou sequer são divulgadas, já que as empresas passaram a usar travas de preços mínimos.

Além dos avanços das companhias aéreas, outro ponto que reduz o número de passagens com valor mínimo é que muitas agências de viagem online têm evitado divulgar essas passagens superbaratas. Isso ocorre porque muitas vezes as companhias acabam realmente cancelando os bilhetes e os passageiros vão à justiça para obrigar a empresa a cumprir com aquilo que foi oferecido, mesmo sendo um erro. Para evitar esse problema, as agências colocam um ‘filtro de preço’ no sistema de vendas e quando o valor cai muito a passagem nem chega a aparecer para o viajante.

Passagens em promoção

Maior site de promoções de viagens do Brasil, o MD sempre foi especialista em encontrar ofertas e preços bem baratos de passagens aéreas – muitas delas eram realmente promoções das companhias aéreas e outras depois confirmaram ser decorrentes de um bug de sistema. Mas, sempre que encontramos uma super oferta, publicamos para nossos leitores, já que não temos como saber se é um  bug ou uma promoção.

Quem não se lembra da passagem da TAP para Lisboa a partir de R$ 904 que divulgamos no começo do mês? Ou voos para Atlanta, nos Estados Unidos, por menos de R$ 1.300 há quase um ano? Realmente são passagens com valores que não costumam aparecer e, quando chegam, o viajante tem que ser rápido para garantir sua viagem. Para acompanhar mais promoções como essas, vale baixar o aplicativo do Melhores Destinos e também assinar a nossa newsletter.

*com informações do site The Points Guy.


O que você achou da nova política de venda de passagens da United, acredita que outras companhias também vão seguir na mesma linha? E se você já conseguiu comprar uma passagem com um preço superbarato, conta aqui pra gente nos comentários!

Fonte: Melhores Destinos