Flórida e Texas registram primeiro surto de malária nos EUA desde 2003, diz CDC

Os Estados Unidos registraram cinco casos de malária transmitida por mosquitos nos últimos dois meses — essa é a primeira propagação da doença no país em 20 anos. Segundo um alerta de saúde emitido na segunda-feira (27) pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC), quatro casos foram detectados na Flórida e um no Texas. A agência disse que as pessoas que foram diagnosticadas receberam tratamento e “estão melhorando”.

As autoridades de saúde estão alertando os médicos, especialmente aqueles nos estados do sul, onde o clima é mais favorável ao mosquito tropical que espalha a malária, sobre a possibilidade de infecção. Eles também devem se preparar para ministrar o medicamento intravenoso que é o tratamento de primeira linha para a malária grave nos Estados Unidos, disse o CDC.

Cerca de 2 mil casos de malária são diagnosticados a cada ano nos Estados Unidos, a maioria em viajantes vindos de países onde a malária geralmente se espalha. Desde 1992, houve 11 surtos envolvendo malária por mosquitos no país. O último ocorreu em 2003 no condado de Palm Beach, na Flórida, onde foram notificados oito casos.

A malária é causada por um parasita que se espalha através de picadas de mosquito. As pessoas infectadas podem sofrer de febre, calafrios e sintomas gripais. Se não for tratada, as pessoas infectadas podem desenvolver complicações graves até a morte. O maior número de mortes nos últimos anos foi observado em crianças na África subsaariana.

*com informações da AP

The post Flórida e Texas registram primeiro surto de malária nos EUA desde 2003, diz CDC appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA