Colonos israelenses atacam vila palestina após ataque mortal do Hamas

Logo Agência Brasil

Colonos israelenses atacaram cidades palestinas na Cisjordânia ocupada durante a noite desta terça-feira (20), incendiando prédios e carros em uma aparente retaliação pela morte de quatro israelenses pelo Hamas perto de um assentamento no dia anterior, disseram moradores e autoridades.

Yaqoub Oweis, presidente do conselho da vila de Al-Lubban Al-Sharqeya, disse que um grande grupo de colonos realizou os ataques, enquanto soldados e policiais israelenses ficaram a postos, queimando um posto de gasolina, pomares, uma fábrica de cimento e dezenas de carros.

Notícias relacionadas:

“O ataque foi sem precedentes e anormal”, declarou ele. “Houve tiroteio pesado, mas não conseguimos distinguir se vinham dos colonos ou dos soldados por causa da escuridão.”

Ataques também foram relatados em outras cidades e vilas da Cisjordânia.

A mais recente onda de violência, após dias de relativa calma, deixa clara a volatilidade do território ocupado por Israel, onde por mais de um ano os militares conduzem varreduras regulares levando a repetidos confrontos com combatentes palestinos.

Os palestinos reclamam repetidamente de ataques de colonos na Cisjordânia, questão que atraiu crescente preocupação internacional, principalmente após tumulto na cidade de Huwara neste ano.

Os ataques noturnos ocorreram horas depois de dois homens armados dispararem contra um restaurante de beira da estrada e um posto de gasolina perto do assentamento de Eli, matando quatro israelenses em ação que o Hamas – grupo islâmico que governa Gaza – disse ter sido uma resposta a uma grande operação israelense na cidade de Jenin na segunda-feira (19).

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Fonte: Agência Brasil