Erdogan declara estado de emergência em região atingida por terremoto

Logo Agência Brasil

O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, declarou nesta terça-feira estado de emergência de três meses para as dez províncias do Sul da Turquia atingidas por terremotos devastadores. Ele chamou a região de zona de desastre, em uma medida destinada a reforçar os trabalhos de resgate.

A medida é adotada quando o número de mortos dos dois grandes terremotos desta segunda-feira (6), que atingiram ampla área da Turquia e da Síria, ultrapassou 5 mil e enquanto as equipes de resgate correm contra o tempo para retirar pessoas dos escombros dos edifícios que desmoronaram.

Notícias relacionadas:

Declarar um estado de emergência permite que o presidente e o gabinete passem por cima do Parlamento na promulgação de novas leis e limitem ou suspendam direitos e liberdades conforme julgarem necessário.

“Decidimos declarar estado de emergência para garantir que as operações sejam realizadas rapidamente”, disse Erdogan em seu segundo discurso desde o primeiro terremoto na manhã de ontem.

Ele afirmou que o estado de emergência durará três meses – o que significa que terminará pouco antes das eleições presidenciais e parlamentares marcadas para 14 de maio.  O período poderá ser prorrogado.

Erdogan declarou anteriormente estado de emergência nacional em julho de 2016, após um golpe militar fracassado.

Ele informou que 70 países ofereceram ajuda nas operações de busca e resgate, e que a Turquia planeja abrir hotéis no polo turístico de Antália, a oeste, para abrigar temporariamente as pessoas afetadas pelos terremotos.

Segundo o presidente, o número de mortos na Turquia aumentou para 3.549.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.

Fonte: Agência Brasil