Pular para o conteúdo
  • Início
  • Matérias & Notícias
    • Comunidade
    • Imigração
    • Turismo
    • EUA
    • Brasil
    • Mundo
  • Estados Unidos
    • Flórida
      • Miami
      • Orlando
        • Disney
    • Illinois
      • Chicago, IL
      Illinois é um estado dos Estados Unidos da América.
    • Massachusetts
      • Boston
    • California
      • Los Angeles
      • San Francisco
  • Início
  • Matérias & Notícias
    • Comunidade
    • Imigração
    • Turismo
    • EUA
    • Brasil
    • Mundo
  • Estados Unidos
    • Flórida
      • Miami
      • Orlando
        • Disney
    • Illinois
      • Chicago, IL
      Illinois é um estado dos Estados Unidos da América.
    • Massachusetts
      • Boston
    • California
      • Los Angeles
      • San Francisco

Papa pede reconciliação e cura sobre a descoberta da escola do Canadá

  • Agência Brasil, Mundo
  • 6 de junho de 2021

O papa Francisco disse neste domingo (6) que ficou magoado com a descoberta dos restos mortais de 215 crianças em uma antiga escola católica para estudantes indígenas no Canadá e pediu respeito aos direitos e culturas dos povos nativos.

No entanto, Francisco não realizou o pedido de desculpas direto que alguns canadenses haviam exigido. Há dois dias, o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau disse que a Igreja Católica deve assumir a responsabilidade por seu papel na administração de muitas das escolas.

Falando aos peregrinos e turistas na Praça de São Pedro para sua bênção semanal, Francisco exortou os líderes religiosos católicos e políticos canadenses a “cooperar com determinação” para lançar luz sobre a descoberta e buscar reconciliação e cura.

Francisco disse que se sentiu próximo “do povo canadense, que ficou traumatizado com a notícia chocante”.

As escolas residenciais operaram entre 1831 e 1996 e eram administradas por várias denominações cristãs em nome do governo. A maioria era dirigida pela Igreja Católica.

A descoberta no mês passado dos restos mortais das crianças na Kamloops Indian Residential School, na Colúmbia Britânica, que fechou em 1978, reabriu velhas feridas e está alimentando a indignação no Canadá sobre a falta de informação e responsabilidade.

“A triste descoberta aumenta ainda mais a compreensão da dor e do sofrimento do passado”, disse Francisco.

“Estes momentos difíceis representam um forte lembrete para todos nós de nos distanciarmos do modelo de colonizador… e de caminharmos lado a lado no diálogo e no respeito mútuo no reconhecimento dos direitos e valores culturais de todos os filhos e filhas do Canadá”, disse ele.

Francisco, que foi eleito papa 17 anos após o fechamento das últimas escolas, já se desculpou pelo papel da Igreja no colonialismo nas Américas.

Mas ele preferiu pedir desculpas diretas ao visitar países e conversar com os povos nativos. Nenhuma visita papal ao Canadá está programada.

 

Fonte: Agência Brasil

Marcações:agênciaAméricasBrasilCanadácatólicosdescobertadesculpasdiálogoDireitosescolaEscolasestudantesfechamentofilhosgovernoigrejaigreja católicaInternacionalministromodelomortes deíndiospaísesPapapapa Franciscopassadopedidopolíticosprimeiro-ministroreconhecimentoReligiososrespeitoRESPONSABILIDADErestos mortaissofrimentoturistasvisita

Categorias

  • Loading ...

Notícias recentes

  • Voo de brasileiro para o espaço é adiado após revisão da nave
  • Conheça a história da imigrante que ganha até US $2,500 por dia catando piolho nos EUA
  • Família de cantora gospel brasileira sofre grave acidente em Orlando. Veja estado de saúde
  • Dólar baixou! Garanta essa cotação com a Nomad e ainda ganhe 10 dólares ao abrir sua conta
  • Descubra a MassBay Community College – a opção de faculdade mais acessível na região do MetroWest