Quase 70% dos europeus acham positivo fazer parte da UE

O percentual de europeus que consideram positivo fazer parte da União Europeia (UE) chegou a 67%. O dado, divulgado hoje (23) pelo Parlamento Europeu, faz parte da pesquisa de opinião pública anual Eurobarômetro, realizada desde 1973 e que abrange uma grande variedade de temas, como meio ambiente, segurança, direitos humanos e economia.
Este ano, o Eurobarômetro ouviu 27 mil europeus. Entre a lista de temas prioritários dos cidadãos para a agenda da UE estão a luta contra o terrorismo (49% dos entrevistados), o combate ao desemprego jovem (48%) e imigração (45%). Cerca de um terço dos cidadãos cita o combate às alterações climáticas e a proteção do ambiente (35%) como questões prioritárias, sendo a promoção dos direitos humanos, da democracia e a proteção social dos cidadãos europeus escolhidos por 32% dos entrevistados.
A maioria dos entrevistados continua satisfeita com a forma como a democracia funciona no seu país (55%) e na UE (46%).
Eleições
Daqui a um ano, de 23 a 26 de maio de 2019, os cidadãos europeus vão às urnas para eleger os 705 deputados do Parlamento Europeu por sufrágio universal direto e escolher, indiretamente, o próximo presidente da Comissão Europeia.
O processo de nomeação do presidente da Comissão Europeia, conhecido como Spitzenkandidaten (candidato principal, em alemão) é uma forma de dar voz aos cidadãos da UE.

Fonte: Agência Brasil