Arroz biro-biro, criado na década de 1980, é sucesso até hoje nas churrascarias

A década era 1980, e, cansado do mesmo arroz branco servido nas churrascarias, o jornalista Tarso de Castro pediu para o maître Cecílio que incrementasse o arroz.

O maître, por sua vez, repassou o pedido do cliente à cozinha, que, em pouco minutos, entregou um arroz especial, feito com pedaços de ovos fritos. Thomaz Souto, também jornalista, que estava na mesma mesa que seu colega de trabalho, sugeriu que adicionassem bacon e batata palha.

Quando viu o resultado do prato, Cecílio resolveu dar o nome do seu ídolo do futebol: o jogador Biro Biro. Para ele, a batata palha com os grãos de arroz faziam lembrar o jogador.

Desde então, o arroz elaborado virou um sucesso. É servido até hoje em praticamente todas as churrascarias de São Paulo.

O biro-biro é uma ótima opção para reaproveitamento de sobras —você pode usar aquele arroz feito no dia anterior para preparar essa gostosura.


Arroz biro-biro

INGREDIENTES

2 xícaras de arroz já cozido

2 colheres de sopa de azeite

100 g de bacon frito

2 ovos

1 colher de sopa de salsinha

1 colher de sopa de cebolinha

½ xícara de batata palha

PREPARO

Frite o bacon no azeite até dourar, acrescente o arroz cozido e misture bem. Desligue o fogo e acrescente a salsinha, a cebolinha e a batata palha. Misture bem e sirva.

Fonte: Folha de S.Paulo

Marcações: