Caminho de Cora Coralina, em Goiás, é tema de documentário independente

O Caminho de Santiago de Compostela é uma marca registrada, conhecido por religiosos e ateus. E é também almejado por muitos viajantes, já que suas várias rotas permitem diferentes paisagens e desafios.

Da mesma forma, o Brasil tem suas rotas de peregrinação –religiosas ou não–, porém menos conhecidas do grande público. Um exemplo é o Caminho de Cora Coralina, no interior de Goiás, voltado a caminhantes ou ciclistas.

Montado em 2013, o trajeto se dedica a mostrar um pouco da região onde nasceu e cresceu a poetisa e para onde voltou após viver 45 anos em São Paulo. Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas nasceu em 1889 e adotou o pseudônimo de Cora Coralina. “Poemas dos Becos de Goiás e Estórias mais”, seu primeiro livro, veio ao mundo quando a autora já tinha 76 anos. Ao todo, a goiana, falecida em 1985, tem mais de uma dezena de obras publicadas.

A rota de mais de 300 km começa em Corumbá de Goiás e, após fazendas, chácaras e cidades (desde aquelas com ruas de lajota até as com trânsito considerável), termina em Cidade de Goiás. É com o objetivo de mostrar essa peregrinação que Richard Oliveira (@vidademochila) produziu o documentário “Um Mochileiro no Caminho de Cora Coralina”.

O filme acompanha o trajeto do goiano dia a dia, desde a sua dúvida, ainda antes de começar, se conseguirá completar a rota, até sua surpresa ao ver que vai ficando mais resistente com o passar do tempo.

Gravado tudo por ele mesmo, o documentário permeia imagens em solo de sua caminhada (com a câmera presa em cercas ou árvores) e também filmadas por drone. Estas, em ambundância, são bastante contemplativas, mostrando paisagens típicas do interior do Centro-Oeste, como cachoeiras, estradas de terra e trilhos de trem.

O momento mais tocante é quando ele chega ao local onde foi enterrado Chico Mineiro, que inspirou a canção homônima de Tonico e Tinoco. Richard, ao rememorar as lembranças de infância, quando viajava com a família, se emociona ao falar do pai, já morto.

Não é de hoje que o goiano viaja por aí. Na bagagem, ele tem um mochilão pela América Latina, que durou 622 dias, e outras expedições menores pelo Brasil, todas documentadas em webséries.

*

Em tempos de coronavírus nossas viagens ficaram mais restritas. Mas ainda podemos relembrar momentos marcantes que tivemos em outras cidades. Que tal compartilhar sua história de viagem com o blog Check-in? É só escrever para o email [email protected].

*

Aviso aos passageiros 1: Se não perdi você para os vídeos do Richard, recomendo o documentário “Caminho da Superação”, sobre Santiago de Compostela. O filme, sobre o qual falei aqui, acompanha 6 peregrinos na famosa rota espanhola

Aviso aos passageiros 2: Também escrevi sobre o longa “Na Selva”, sobre a história real de um mochileiro, vivido por Daniel Radcliffe, se embrenhando pela Amazônia boliviana. Outro filme de viagem que já apareceu aqui é o road movie “4L”, sobre uma expedição de carro pelo Saara

Fonte: Folha de S.Paulo