Conheça 10 destinos para curtir o frio no Brasil

Mesmo sendo um país tropical, o Brasil tem uma geografia tão surpreendente que proporciona boas experiências de viagem até mesmo para o turista que prefere um clima mais gelado.

No sexto capítulo da série de reportagens sobre cem lugares imperdíveis para conhecer no Brasil, a Folha elenca destinos para aproveitar o frio comendo, bebendo, curtindo os tradicionais festivais de inverno ou simplesmente contemplando a natureza —no Sul, no Sudeste e até no Nordeste. Conheça os locais a seguir.

Guaramiranga (CE)

Entre o litoral e o sertão cearense, a Serra do Baturité ultrapassa os mil metros de altitude, fazendo dessa cidade, a 122 km de Fortaleza, uma das mais frias do Nordeste. Com mínimas que chegam aos 13ºC entre julho e novembro, Guaramiranga tem uma vida cultural movimentada por festivais. Além de ir ao Mosteiro dos Jesuítas, uma das construções mais antigas do lugar, é imprescindível contemplar a serra a partir do Pico Alto, o segundo maior do estado.
A cidade fica a 122 km de Fortaleza, via CE-060 e CE-356

Areia (PB)

Quem vai à Campina Grande tem muito a ganhar ao reservar alguns dias para conhecer a simpática Areia, a cerca de 50 km dali. No topo da Serra da Borborema, a mais de 600 m de altitude, a cidade —onde nasceu Pedro Américo, que pintou “Independência ou Morte”— registra 12ºC no inverno. Não à toa, faz parte do Caminhos do Frio, uma rota que leva música, arte, gastronomia e ecoturismo ao inverno do Brejo Paraibano.
Areia fica a 48 km de Campina Grande e a 128 km de João Pessoa

Garanhuns (PE)

No inverno da Suíça pernambucana, a neblina toma conta da cidade e os termômetros atingem os 17ºC. É quando a praça Mestre Dominguinhos recebe o famoso Festival de Inverno, com grandes nomes da música nacional. Desde 2020, também é possível fazer uma visita ao Vale das Colinas, a primeira vinícola do agreste, e degustar os vinhos de uma das mais novas áreas da produção brasileira.
Garanhuns fica a 230 km de Recife e a 170 km de Maceió

Domingos Martins (ES)

Com temperaturas que podem chegar perto de zero, a cidade é um refúgio invernal cheio de atrativos na serra capixaba. O cartão-postal é a Pedra Azul, uma rocha de quase 800 m de altura que muda de cor de acordo com a incidência da luz solar. Neste ano, de 14 a 23 de julho, será realizada mais uma edição do seu Festival de Inverno, com apresentações gratuitas de música erudita e popular nas ruas.
Domingos Martins fica a 45km de Vitória, via BR-262

Petrópolis (RJ)

Quando o calor do Rio de Janeiro se mostrava muito intenso, a corte brasileira se refugiava nessa região. O clima ameno que encantou a família real até hoje atrai milhares de turistas em busca de conexão com a natureza (o local é uma das entradas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos) em meio a um roteiro histórico, que inclui a Casa da Princesa Isabel, o Museu Imperial e o Palácio Quitandinha —construído para ser o maior cassino hotel da América do Sul, mas que hoje abriga um Sesc e também o seu Festival de Inverno, um dos principais eventos da cidade.
Petrópolis fica a 68 km do Rio de Janeiro, via BR-040

Campos do Jordão (SP)

No mais famoso destino de inverno de São Paulo, que neste ano já registrou 3,9ºC, predominam a arquitetura suíça, a alta gastronomia e a hotelaria de luxo, que formam o cenário perfeito para relaxar e comer bem em frente à lareira. Mas há outras opções, como o Parque Tarundu, com patinação no gelo e tirolesa (ingressos a partir de R$ 35 e atividades pagas à parte). Ou, ainda, as trilhas pela serra com diferentes níveis de dificuldade e os passeios de trem.
A cidade fica a 175 km de São Paulo, via BR-116 e SP-123

Maria da Fé (MG)

Quem prefere um destino mais “raiz” e acessível que Campos do Jordão não precisa ir muito longe. Pertinho dali, ainda na Serra da Mantiqueira, fica a cidade mais fria de Minas Gerais, a quase 1.300 m. Maria da Fé assiste, assim como outros municípios da região, a expansão do cultivo de olivais para produção de azeite —que são um ótimo passeio. A cidade, inclusive, deu nome a uma variedade nacional de azeitona. Apesar de sempre registrar temperaturas negativas, o festival de inverno de Maria da Fé ainda está na 11º edição, que acontece de 14 a 16 e de 21 a 23 de julho.
A cidade fica a 280 km de São Paulo, via BR-116 e SP-459

Cunha (SP)

As baixas temperaturas dessa pequena cidade do vale do Paraíba, que chega a registrar menos de 10ºC, deram a ela o título de Estância Climática. Por lá, qualquer caminhada montanha acima no fim de tarde leva a um pôr do sol estonteante, que vale ser contemplado com um bom vinho local. Há também outros passeios, como famoso lavandário (R$ 20), degustar os pães e queijos artesanais da Fazenda Aracatu e conhecer a produção da cervejaria Wolkenburg.
Acesso pela rodovia SP-171, a 52 km de Guaratinguetá e a 47 km de Paraty

São Joaquim (SC)

Se você já viu na TV imagens de campos congelados e neve na serra catarinense, elas provavelmente foram gravadas em São Joaquim, a mais alta, e consequentemente mais fria cidade do sul do país —no último mês de agosto, os termômetros chegaram a –7,6ºC. Para aguentar e aproveitar tanto frio, vale investir em boas hospedagens e restaurantes, embarcar em um tour pelas vinícolas ao redor da cidade e aproveitar os festivais, como o de inverno, que vai de junho a agosto. Já a Festa Nacional da Maçã, fruto-símbolo da cidade, neste ano acontece de 7 a 10 de setembro.
São Joaquim fica a 233 km de Florianópolis e a 150 km de Jaguaruna

São Francisco de Paula (RS)

Gramado é um dos destinos de inverno mais conhecidos do país —porém, mal se sabe que a cerca de 45 km dali está São Chico, boa alternativa para fugir do agito das suas vizinhas mais famosas na serra gaúcha. Com pouco mais de 20 mil habitantes, o local convida à contemplação, seja em volta do lago São Bernardo, o cartão-postal da cidade, seja em uma trilha que passa por oito cachoeiras. No centro, vale se perder pela livraria Miragem antes de um bom vinho.
A cidade fica a 120 km de Porto Alegre e a 136 km de Caxias do Sul

Fonte: Folha de S.Paulo

Marcações: