Conheça dez praias urbanas que vale a pena visitar no Brasil

O Brasil tem mais de 2.000 praias com as mais diferentes geografias, desde as envoltas pela mata atlântica, no Sul e no Sudeste, até as dunas e falésias do Nordeste. E há também as praias urbanas, que mesmo com uma cidade ao fundo, conseguem entregar calor, bom banho e diversos passeios e atividades.

Neste terceiro capítulo da série de reportagens sobre cem lugares imperdíveis do país, a Folha destaca dez praias urbanas do Brasil. A lista leva em conta a proximidade com a mancha urbana, a facilidade de acesso, a qualidade do banho e a diversidade de atrativos. Veja a seguir:

Cumbuco (Caucaia, CE)

Na região metropolitana de Fortaleza, Cumbuco oferece, ao mesmo tempo, a vibe de uma praia isolada e infraestrutura de hospedagens e beach clubs —o que faz dela o bate e volta favorito dos fortalezenses. Graças aos ventos alísios, também é um dos pontos de kitesurf mais procurados do mundo, tanto que as pipas coloridas se tornaram parte da paisagem. Os mais experientes até viajam de kite para outras praias, mas os turistas podem testar suas habilidades sem medo perto da faixa de areia ou nas lagoas de água doce nas proximidades.

Ponta Negra (Natal, RN)

Se um dia você já quis visitar Natal, certamente é porque ficou encantado com as fotos dessa praia. Ela fica no limite da cidade, próxima ao Morro do Careca, a duna cartão-postal de 107 metros de altura. Quanto mais próximo ao morro, mais calmo é o mar, perfeito para as crianças. Na maré baixa, é possível fugir do agito caminhando ao redor do morro, onde pequenas praias cheias de pedras convidam à contemplação.

Tambaú (João Pessoa, PB)

O mar verdinho e o nascer do sol de João Pessoa por si só já são um deleite. Mas a praia de Tambaú , a mais famosa da cidade, guarda outras jóias, como o hotel brutalista assinado por Sérgio Bernardes e as piscinas naturais do Picãozinho e do Seixas, alguns quilômetros mar adentro. Acessíveis por catamarã, suas águas claras e mornas proporcionam um divertido mergulho de snorkel, em que se observam corais e diferentes espécies de peixes.

Ponta Verde (Maceió, AL)

A 5km do centro de Maceió, essa pontinha do continente é cercada por recifes que avançam 500 metros mar adentro, formando as piscinas naturais de águas cristalinas que dão fama à capital de Alagoas. Elas ficam ainda mais bonitas nas semanas de lua nova e lua cheia, nos momentos de maré baixa —que revela também um banco de areia na porção oeste da praia, o Caminho de Moisés. Por ele, é possível ir andando em meio ao mar da areia até os corais, num passeio curioso e divertido.

Porto da Barra (Salvador, BA)

Os 300 metros de areia entre os fortes de Santa Maria e São Diogo, bem na entrada da baía de Todos-os-Santos, são os mais disputados de toda a orla soteropolitana. Não à toa: o Porto da Barra é a única praia de Salvador totalmente virada para oeste, o que garante o pôr do sol singular e encantador. Aos que preferem um dia de praia mais tranquilo, a dica é chegar pela manhã e aproveitar para conhecer também o Farol da Barra e sua praia, a apenas dez minutos a pé dali.

Pitinga (Porto Seguro, BA)

Quem se hospeda nas pousadas do centro histórico de Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, não leva mais que dez minutos de carro para se surpreender com a exuberância dessa praia. Com mais de 30 metros de altura, suas falésias dão um tom terracota à paisagem e formam um mirante acessível por duas trilhas: uma bem curta e íngreme, e outra mais leve e longa. Na maré baixa, o encontro do rio Pitinga com o mar forma um lindo lago de água doce na faixa de areia. Tudo isso a poucos metros de uma infraestrutura completa de estacionamento e barracas que servem bebidas e petiscos durante todo o dia.

Pontal do Atalaia (Arraial do Cabo, RJ)

Apenas 5 km separam o centro de Arraial do Cabo desta praia, que se tornou uma das mais icônicas do litoral brasileiro graças ao acesso facilitado, às águas verde-esmeralda e à escada que leva à faixa de areia, que deixa o cenário ainda mais instagramável. Quem preferir pode chegar de barco, em passeios que partem da Praia dos Anjos e passam por pontos como a Praia do Forno, do Farol e a Gruta Azul.

Arpoador (Rio de Janeiro, RJ)

De um lado, há um mirante natural que permite ver a cidade de fora; do outro, o morro Dois Irmãos, um dos principais ícones cariocas; e por fim, um mar tranquilo e, muitas vezes, transparente. É essa combinação que faz essa praia ser a preferida de tanta gente —além, é claro, da localização, a 1 km da estação General Osório do Metrô. Dos playboys e turistas às crias do Pavão-Pavãozinho, todo mundo vai lá ver o pôr do sol. Às vezes, fica cheio demais —mas com uma paisagem tão cinematográfica, é até compreensível.

Joatinga (Rio de Janeiro, RJ)

Quem circula entre a zona sul e a Barra da Tijuca passa por essa praia sem se dar conta. Isolada entre duas encostas, é acessível só pelo mar ou por uma curta trilha que desce de um condomínio fechado (mas aberto à passagem) à areia. Nos dias de mar calmo, as águas verde-piscina ficam transparentes —e vale chegar cedo, já que a maré alta chega a cobrir toda a praia. De tão paradisíaco, mal dá pra acreditar que esse cenário fica a apenas 5 km de duas estações de Metrô (Jardim Oceânico e São Conrado).

Praia Mole (Florianópolis, SC)

Bem no meio do caminho entre a badalação do norte da ilha e a vibe aventureira do sul, a Praia Mole mescla o melhor dos dois mundos. As famílias são atraídas pela boa infraestrutura, os surfistas vão pelas boas ondas e os jovens LGBTQIA+ pelo agito do fim de tarde. Na porção mais ao norte, uma formação rochosa torna o mar mais calmo e serve como mirante e ponto de partida para trilha até a praia da Galheta —que, embora naturista, recebe curiosos vestidos.

Fonte: Folha de S.Paulo

Marcações: