Dia do Churrasco: dicas para agradar carnívoros e vegetarianos

Dia 24 de abril comemora-se o Dia do Churrasco. E no Brasil o churrasco é uma tradição muito importante, com uma história que remonta aos povos indígenas, que já assavam carne em fogueiras muito antes da chegada dos colonizadores europeus.

A partir do século 19, a carne se tornou uma das principais fontes de alimento no país e, com o tempo, o churrasco se transformou em um símbolo da cultura brasileira.

Hoje em dia o churrasco é um dos eventos sociais mais comuns envolvendo amigos e familiares reunidos em torno da churrasqueira e, com a evolução nos paladares e preferências pessoais, tudo vai pra brasa, até a sobremesa.

Pensando em agradar todos os gostos, vegetais e cogumelos na brasa vão muito bem como entradinha ou como protagonista. Escolha cogumelos mais carnudos, como portobello, shiitake e eryngui e, para os vegetais, abobrinha, berinjela, cebolas e pimentões —é fácil de encontrar em qualquer mercado.

Gosto de fazer um tempero com base de azeite, alho, tomilho e alecrim, além do sal e da pimenta-do-reino moída na hora. Faça essa marinada e deixe-os pegando tempero por pelo menos 30 minutos.

Já para os carnívoros, tenha uma seleção de carnes, entre as mais magras, como de frango, que pode ser uma sobrecoxa desossada, até uma picanha com uma boa capa de gordura. Linguiça não pode faltar, e a carne de porco pode entrar como uma costelinha ou um filé mignon bem macio.

Para beliscar, invista em um coração de galinha bem temperado e um assado de tiras.

Acompanhamentos como arroz, vinagrete, salada de batatas e farofa, desde que preparados com ingredientes de origem vegetal, agrada todo mundo.

E, por fim, é importante ter cuidado ao preparar a comida e evitar a contaminação cruzada.

Certifique-se de usar utensílios diferentes para preparar e servir carnes e vegetais, bem como grelhas separadas ou áreas distintas da churrasqueira.

Não há motivos para deixar ninguém de fora dessa comemoração!

Fonte: Folha de S.Paulo

Marcações: