Documentário sobre Caminho de Santiago mostra choro, cansaço e muita paisagem

Santiago de Compostela é um destino bem conhecido na Espanha, e a rota para chegar até lá também não fica atrás. Em 2019, quase 350 mil pessoas fizeram um dos diversos trajetos do Caminho de Santiago.

E é a peregrinação de seis viajantes da Nova Zelândia e da Austrália que o documentário “Caminho da Superação” acompanha. No filme, vemos o dia a dia na estrada de Sue, Julie, Mark, Terry, Claude e Cheryl, todos com mais de 50 anos.

A personagem principal é Sue, que, aos 70 e com graves problemas de locomoção, sofre para percorrer o longo Caminho Francês. São mais de 800 km de distância na rota entre a cidade francesa Saint-Jean-Pied-de-Port e o destino final, no noroeste espanhol.

Não surpreende ela ganhar mais destaque, já que o desafio para muitos peregrinos é superar a exaustão física. O documentário traz diversas cenas de Sue com palavras de incentivo para si mesma, de choro no meio do nada e de merecidos descansos ao tirar as botas e deitar na cama.

Com seu porte frágil e andar característico, ela facilmente ganha a torcida do espectador.

Além dos desafios físicos, o filme destaca a questão psicológica e/ou espiritual dos viajantes. Julie, por exemplo, está nessa peregrinação para superar uma tragédia familiar. Sua força sempre aparece em cena, mas o longa também mostra seus momentos de desabafo, tristeza e choro.

Já experiente no Caminho, Terry levou o genro Mark para a Espanha após uma perda familiar. O idoso e o jovem acima do peso formam uma dupla silenciosa, o que destoa da falante Claude e de suas conversas inoportunas. De Cheryl pouco se sabe, o que nos faz esquecer dela na maior parte do vídeo.

Num primeiro momento, é de se esperar que um vídeo com mais de 1 hora sobre pessoas caminhando seja maçante, mas digo que não é. A trilha sonora e a edição fazem com que o filme seja instigante. Tanto é que eu fiquei com vontade de percorrer os 800 km do Caminho e me ver em meio a suas paisagens deslumbrantes.

O filme de Fergus Grandy e Noel Smyth está nas plataformas de streaming iTunes, Net Now, Vivo Play, Looke, Google Play e Youtube Filmes, e também pode ser alugado pelo próprio site do filme.

Estatísticas

O Departamento de Acolhida do Peregrino divulga dados anualmente sobre as pessoas que fizeram a jornada até Santiago de Compostela.

Em 2019, foram contabilizadas 347.578 pessoas, sendo que 51% foram mulheres e a maioria (54,52%) tinha entre 30 e 60 anos. Os mais jovens representam 26,75% e, os mais velhos, 18,73%.

Entre os peregrinos, 94% fizeram a rota a pé, 5,63% de bicicleta, 0,12% a cavalo, 0,07% em outros meios de transporte e 0,02% em cadeira de rodas.

O Caminho Francês foi o mais procurado (54,65%), seguido pelo Português (20,82%), Português pela Costa (6,41%), do Norte (5,47%) e Inglês (4,54%).

*

Em tempos de coronavírus nossas viagens ficaram mais restritas. Mas ainda podemos relembrar momentos marcantes que tivemos em outras cidades. Que tal compartilhar sua história de viagem com o blog Check-in? É só escrever para o email [email protected].

*

Aviso aos passageiros 1: Esses tempos escrevi sobre o filme “Na Selva”, que acompanha o mochileiro vivido por Daniel Radcliffe se embrenhando pela Amazônia boliviana

Aviso aos passageiros 2: Outro longa de viagem que já apareceu aqui é o road movie “4L”, sobre uma expedição pelo Saara

Fonte: Folha de S.Paulo