Drone é usado para resgate de banhistas na Austrália pela primeira vez no mundo

O site de entretenimento da Folha
Um drone resgatou dois banhistas em uma praia na Austrália nesta quinta-feira (18), no primeiro caso de um salvamento com a tecnologia de desenvolvimento rápido que parece perfeitamente adequada para salvar vidas no mar, disseram autoridades.
O resgate aconteceu enquanto salva-vidas de Lennox Head, uma praia popular entre surfistas ao sul da cidade de Brisbane, se preparavam para uma sessão de treinamento para usar drones para levar banhistas à segurança.
O treinamento se tornou um resgate real quando alguém notou que dois homens nadando fora da área de segurança estavam com problemas com ondas de três metros, informou o governo em comunicado.
Salva-vidas iniciaram o drone, levaram o veículo até os banhistas e soltaram uma “cápsula de resgate†na água, onde se expandiu para que os homens pudessem agarrá-la e nadar até a areia.
“Nunca antes um drone com um aparato de flutuação foi usado para resgatar banhistas assimâ€, disse John Barilaro, vice-premiê do Estado de Nova Gales do Sul.
O resgate demorou somente 70 segundos. Os dois banhistas estavam exaustos, porém sem ferimentos. Barilaro disse que o governo estadual investiu 343 mil dólares em um experimento com drones em dezembro.

Fonte: Folha de S.Paulo