Em entrevista, Trump diz que Rússia ajuda Coreia do Norte a burlar sanções

17/01/201818h38Para Donald Trump, a “Rússia não está ajudando nada com a Coreia do Norte”. Em entrevista à Reuters, o presidente dos EUA afirmou que “o que a China ajuda, a Rússia atrapalha”.
Trump disse ainda que Moscou ajuda Pyongyang a burlar as sanções impostas pela ONU devido ao desenvolvimento de mísseis e armas nucleares pelo .

Segundo fontes dos serviços de segurança da Europa Ocidental afirmaram à Reuters em dezembro, a Rússia forneceu petróleo aos norte-coreanos em ao menos três ocasiões recentemente. Moscou nega ter violado as sanções internacionais.
“Ele pode fazer muita coisa”, disse Trump, referindo-se ao líder russo, Vladimir Putin. “Mas infelizmente não temos uma boa relação com a Rússia, e em alguns casos é possível que o que a China tira, a Rússia dá.”
O americano voltou a elogiar os esforços da China —principal da Coreia do Norte— em restringir o acesso de Pyongyang a petróleo e outros suprimentos. Mas também disse que Pequim poderia fazer mais.
Tendo afirmado no passado que não descartaria sentar à mesa de negociações com o próprio Kim, Trump se mostrou cético hoje quanto a eficácia desse ato.

Fonte: Folha de S.Paulo

Marcações: