Em fala inédita, papa cita ‘cultura de abuso e acobertamento’ na igreja

Em uma carta aos fieis chilenos divulgada nesta quinta-feira (31), Francisco disse estar envergonhado que nem ele nem os líderes católicos do Chile tenham verdadeiramente escutado às por parte de religiosos chilenos.
A é acusada de ter negligenciado denúncias. Na semana passada, o papa recebeu a de 34 bispos chilenos, fato inédito na história da Igreja Católica.
A carta de Francisco foi divulgada às vésperas de mais um fim de semana em que o papa irá ouvir vítimas do padre Fernando Karadima, acusado de atos de pedofilia nos anos 1970 e 80. Seu superior, o , é acusado de acobertar os crimes.
O escândalo foi descrito pelo papa como “uma dolorosa ferida aberta†—Barros foi indicado em 2015, por Francisco, para chefiar a diocese chilena.
Também nesta quinta-feira, o Vaticano informou que seus principais investigadores irão retornar ao Chile em uma missão pastoral para continuar investigando abusos.No texto de oito páginas, Francisco agradece novamente à s por sua “perseverança valiosa†em denunciar os abusos e em buscar a verdade “mesmo contra todas as esperanças ou tentativas de desacreditá-lasâ€.
Ele próprio se incluiu por falhar em acompanhar realmente as vítimas, dizendo: “Com vergonha eu preciso dizer que não soubemos como ouvir ou responder a tempoâ€.

Fonte: Folha de S.Paulo