Fotógrafo Claudio Edinger expõe imagens de NY vista do alto na SP-Arte

O fotógrafo carioca Claudio Edinger, 66, vencedor de prêmios como Ernst Hass e Leica Medal of Excellence, tem visto o mundo de cima. 

Depois de capturar do alto paisagens de locais como Lisboa e a Toscana, na Itália, no ano passado ele decidiu sobrevoar de helicóptero Nova York, onde morou por 20 anos.

As imagens da maior cidade dos EUA formam a exposição “Machina Mundi NYC”, parte da série “Machina Mundi”. O trabalho será exposto no estande da Galeria Lume durante o SP-Arte, de 3 a 7 de abril,  no Pavilhão da Bienal. O evento, maior feira de arte da América Latina, reúne dezenas de exposições em galerias pela cidade, debates e ciclos de palestras.    

Para Edinger, vistas aéreas permitem encarar o cotidiano urbano de uma nova forma. “O que para uma pessoa presa no trânsito é um desastre, lá de cima é uma coreografia espetacular, um balé do universo”, diz ele. 

A escolha por cidades que conhece bem é importante na elaboração do projeto. As primeiras edições, por exemplo, mostraram o Rio, onde Edinger nasceu, e São Paulo, onde mora atualmente. “Eu acho que quanto mais próximas da minha vida são as fotografias, mais elas podem impactar outras pessoas.”
 

Fonte: Folha de S.Paulo