Francês que registra lugares intocados leva prêmio global

O fotógrafo francês Armand Sarlangue, 34, busca destinos remotos para capturar a natureza intocada e, por meio das imagens, sensibilizar as pessoas sobre a necessidade da preservação do meio ambiente.

Em uma expedição em 2018, Sarlangue fez uma de suas imagens mais importantes: a da montanha Segla, na ilha de Senja, na Noruega. A viagem, diz, o levou à decisão de se dedicar em tempo integral à fotografia de paisagens naturais.

Para registrar a beleza da montanha, Sarlangue teve de enfrentar chuva e ventos fortes. Mas o contratempo, segundo ele, acabou criando condições ideais para o trabalho. Quando a tempestade parou, a luz surgiu forte, realçando o contraste de cores.

“Acordei às 5h para o nascer do sol. Chovia e ventava muito. Em algum momento, uma luz muito forte e difusa surgiu entre as nuvens. Sabia que estava testemunhando condições muito especiais”, diz Sarlangue. “Cada aspecto daquele momento foi perfeito”.

Na semana passada, a imagem, intitulada “Duality” (dualidade), venceu o concurso internacional Memorial María Luisa na categoria “paisagem de montanha”. Ao todo, concorreram em 15 categorias 15 mil fotografias de 1.306 profissionais de 76 países.

Sarlangue já fotografou, entre outras paisagens, os alpes franceses, suíços e italianos, florestas em Brittany (França) e a aridez do planalto do Colorado (Estados Unidos). Para ele, a expressão mais forte da natureza está mesmo nas montanhas.

“São alguns dos poucos lugares em que a humanidade não conseguiu construir cidades e substituir matas por campos para a agricultura”, diz. “Fazer imagens que retratam a magia da natureza intocada é uma maneira poderosa de incentivar as pessoas a serem mais responsáveis com o ambiente”.

Seu trabalho pode ser acompanhado na conta @armandsphotographie no Instagram.

Um livro com todas as imagens vencedoras do Memorial María Luisa está disponível para compra em memorialmarialuisa.com. O preço, com taxa de envio incluído, é de € 30 (R$ 159).
 

Fonte: Folha de S.Paulo