Imagens de satélite mostram canais de Veneza vazios durante pandemia

As medidas de isolamento social impostas desde 9 de março em Veneza para combater a epidemia de coronavírus fizeram o turismo desaparecer da cidade.

A Agência Espacial Europeia divulgou imagens de um de seus satélites, comparando a movimentação náutica no local entre abril deste ano e de 2019.

Na imagem do ano passado, é possível ver muitos barcos circulando pelos canais da cidade e para as ilhas ao seu redor. Também são visíveis dois navios de cruzeiro atracados no porto de Veneza, a estrutura em forma de U.

Já na foto deste ano, registrada na última segunda (13), o Grande Canal, curso de água estreito que corta a ilha principal, e o Canal de Giudecca, mais largo, que separa a ilha principal de outro pedaço de terra, aparecem quase vazios. Praticamente não há tráfego entre Veneza e outras ilhas, e não há navios de cruzeiro no porto.

A queda drástica na quantidade de barcos em circulação também deixou os canais da cidade mais cristalinos.

Após mais de um mês de isolamento, a situação começou a mudar na Itália nesta semana. Desde terça (14), livrarias, papelarias e lojas de roupas para criança podem reabrir. Em Veneza, elas só podem funcionar por dois dias na semana.

Na região de Veneto, cuja capital é Veneza, foram registradas 940 mortes desde o início da pandemia, que matou mais de 22.000 pessoas em toda a Itália.

Fonte: Folha de S.Paulo