Imbassaí, na Bahia, tem 10 km de praias e é refúgio natural entre rio e oceano

Entre as conhecidas Praia do Forte e Costa do Sauípe, Imbassaí se diferencia por ser um paraíso natural com 10 km de praia e 6 km de rio ladeando o mar.

Assim, chegar à orla depende muito do local onde se está hospedado e da disposição que se tem. Isso porque o acesso à água salgada pode ser: com emoção, feito de jangada pelo rio; de bicicleta, a partir da vila de pescadores; a pé pelas dunas; ou até de carrinho de golfe, oferecido por um resort da região, em caminho de madeira em meio à reserva florestal.

Imbassaí, que em tupi significa “caminho do rio”, fica no município de Mata de São João, na Costa do Coqueiros baiana e a cerca de uma hora de carro de Salvador.

“Imbassaí é, talvez, o lugar mais acolhedor do Brasil. O sinônimo daqui é ‘acolhida’. E pensar que há 30 anos não existiam estradas nem restaurantes aqui”, afirma o secretário de Turismo de Mata de São João, Alexandre de Lima Rossi, 65.

Ele fala com propriedade, já que, antes de ser gestor público, trabalhou como guia turístico no lugar. E, há três décadas, mora por lá, num sítio com a mulher e os dois filhos.

Para ele, Imbassaí, que tem cerca de 5.000 habitantes, vive momento promissor em relação à melhoria de infraestrutura e a incrementos para o turismo. Exemplo disso é um centro gastronômico recém-inaugurado entre o rio Imbassaí —também chamado de rio Barroso— e o oceano Atlântico, com oito quiosques e dez restaurantes.

Lá é possível saborear comidas típicas, como moqueca, acarajé e lambreta —um molusco dos mangues. Devido à presença de estrangeiros ali, também é fácil achar cardápios da comida japonesa e da italiana, por exemplo.

O viajante sem agenda e sem plano pode escolher se vai tomar banho de rio ou de mar ou apenas permanecer deitado em uma espreguiçadeira, numa duna ou na areia da praia.

Já quem prefere roteiros e aventuras pode desfrutar de passeios de bicicleta na ciclovia que beira a costa, visitar o parque Klaus Peter, mergulhar na lagoa Jauara, tomar banho na cachoeira Dona Zilda e até nadar nas piscinas naturais da praia de Santo Antônio.

Os roteiros voltados a atrativos naturais, entre dunas, coqueiros e palmeiras, podem ser completados com passeios de bugue ou vans que levam a destinos a mais 15 minutos da praia de Imbassaí, seja pelo lado sul, na Praia do Forte, seja pelo norte, na Costa do Sauípe.

Na Praia do Forte, além das belas praias, há dois roteiros certos: o Projeto Tamar e o Castelo Garcia D’Ávila.

O Tamar, criado em 1982, ocupa área de 10 mil m² cedida pela Marinha e é hoje um dos dez museus mais visitados do país. O projeto de preservação das tartarugas marinhas recebe mais de 500 mil pessoas por ano, que contam com verdadeiras aulas dadas pelos biólogos Tais Pires e Itamar Santana. O local abriga berçário das tartarugas e dispõe de quatro das cinco espécimes no Brasil.

Já o Castelo Garcia D’Ávila, ou Casa da Torre, edificação levantada em 1551 e transforma em patrimônio histórico em 1938, abriga coleção com 4.000 achados arqueológicos. E é palco de shows e eventos.

Uma amostra do quão impactante pode ser escolher Imbassaí como destino é que você pode se hospedar numa das vilas do município, que, de acordo com a ACI (Associação dos Comerciantes de Imbassaí), conta com 24 hotéis e pousadas —sete delas aceitam pets—, com diárias de RS 250 (a mais simples) a R$ 700 (café da manhã e jantar).

Ou então você optar por um dos grandes empreendimentos hoteleiros da região, sendo o maior deles o Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa, inaugurado em 2010 e que oferece hoje 654 quartos.

O Grand Palladium, além de ostentar praia batizada com o nome do resort, inaugurou pacote premium de hospedagem, The Signature Level. Essa categoria coloca o hóspede em condições exclusivas de apartamentos, spa, piscina e bares até à beira da praia —o pacote sai a partir de 1.500 a diária, no sistema all inclusive.

O local ainda é palco de casamentos à beira-mar e está ligado à reserva natural de Imbassaí, no início da Linha Verde baiana —percurso litorâneo de cerca de 200 km da rodovia estadual BA-099—, o que permite observar tucanos, lagartos e pequenos macacos.

“Imbassaí, a Bahia e o Grand Palladium possibilitam contato com a natureza, descanso, comidas maravilhosas e acolhida pautada em muita excelência nos serviços”, diz Paulo Fernandes, diretor-geral do GPI.

E, seja qual for o lugar onde você se hospedar em Imbassaí ou onde se localizar nos 10 km da praia e nos 6 km do rio, uma coisa é certa: ao final de cada dia, contemplará um dos mais belos pores do sol da Bahia.

O jornalista viajou a convite do Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa

Fonte: Folha de S.Paulo

Marcações: