Londres vai permitir andar (descalço) sobre o mosaico onde Charles 3º será coroado

A Abadia de Westminster, em Londres, disse que visitantes vão poder refazer o trajeto da coroação de rei Charles 3º, tendo acesso pela primeira vez a uma área até então restrita ao público. Charles será coroado em 6 de maio na igreja, que é a mesma em que as coroações dos monarcas ingleses e britânicos são realizadas há mil anos.

Como parte dos passeios oficiais que serão feitos nas semanas seguintes à coroação, visitantes da abadia vão poder andar —após tirarem seus calçados— no piso cosmatesco, um tipo de pavimento em mosaico, próximo ao altar onde a cadeira de coroação será posicionada para o evento.

“Pela primeira vez na história, esse pavimento vai ser exibido e usado para a coroação”, disse Vanessa Simeoni, conservadora chefe da abadia. “É uma oportunidade muito rara. Ninguém além do clero sobe a este lugar.”

O piso em mosaico, composto de mármore, pedra, vidro e metal, foi feito sob ordens do rei Henrique 3º em 1268 e é o único do tipo na Grã-Bretanha, disse Simeoni. Mas chegou a um estado tão ruim de preservação que ficou escondido debaixo de um carpete desde 1870, até passar por um trabalho de restauração que terminou em 2010.

Fonte: Folha de S.Paulo

Marcações: