Mochileiro perdido guia ‘Na Selva’, versão anos 1980 de ‘Na Natureza Selvagem’

Mochileiros têm por hábito se aventurar, desbravar novos destinos e fugir das atrações apinhadas de turistas tradicionais. É isso que motiva o protagonista de “Na Selva”, vivido por Daniel Radcliffe, disponível no TelecinePlay.

O ator, famoso por interpretar Harry Potter nos cinemas, é o mochileiro israelense Yossi Ghinsberg. Na dúvida sobre o que fazer da vida, ele resolve viajar o mundo —caso você já tenha se hospedado em hostel, pelo menos um dos hóspedes tinha esse perfil.

Enquanto percorre a América do Sul, conhece o professor suíço Marcus (Joel Jackson) em uma comunidade alternativa, e esse lhe apresenta o fotógrafo americano Kevin (Alex Russell). Quando viajam a La Paz, o protagonista é abordado pelo austríaco Karl (Thomas Kretschmann), que lhe fala sobre as maravilhas de uma tribo desconhecida, onde será possível encontrar ouro. Quem cai em uma história dessas, né?

Yossi cai e ainda convence os dois amigos a embarcarem na história. A justificativa? Conhecer algo novo e sair do marasmo. Afinal de contas, todos vão para Machu Picchu, no Peru.

Cena de “Na Selva”, com Alex Russell, Daniel Radcliffe, Joel Jackson e Thomas Kretschmann (Divulgação)

Os quatro se embrenham pela Amazônia boliviana, visitando aldeias remotas, se alimentando de frutas locais e animais caçados, inclusive um macaco.

Com o passar dos dias e da dificuldade para chegar ao destino desejado, eles vão mostrando suas índoles. Quando o suíço começa a atrasar a caminhada, por estar fraco (ele não encarou carne de macaco) e com os pés desgastados, o americano, amigo de longa data, passa a evitá-lo.

Em determinado momento, o grupo se divide: o israelense e o americano querem seguir viagem em uma jangada rústica pelo caudaloso rio, enquanto o guia austríaco e o suíço pretendem voltar pela mata fechada. Os dois que enfrentaram a água acabam se separando, e Yossi se vê perdido.

A selva, então, ganha protagonismo, subjugando o mochileiro. E é aí que Daniel Radcliffe mostra uma atuação convincente, enfrentando seus medos, passando raiva enquanto se perde, mostrando desespero.

Joel Jackson (Marcus) e Thomas Kretschmann (Karl) entregam boas interpretações, principalmente o primeiro, como um viajante que se sente um fardo para o restante do grupo. Só Alex Russell (Kevin) que deixa a desejar, não demostrando os sentimentos necessários na busca pelo companheiro.

Em “Na Selva”, Daniel Radcliffe dá vida ao mochileiro israelense Yossi Ghinsberg (Divulgação)

A história de “Na Selva” (2017) pode ser considerada uma versão anos 1980 de “Na Natureza Selvagem” (2007). Tanto Yossi quanto Chris McCandless não se adaptam à vida que a sociedade impõe e viajam para conhecer o mundo, enquanto descobrem a si mesmos.

Enquanto o israelense se embrenha pela selva amazônica, o americano viaja pelo interior dos EUA. Ambos conhecem pessoas durante a jornada e se entregam a esses novos relacionamentos, seja para se aventurar junto, seja para dividir uma casa ou um trabalho.

Além disso, as intempéries os levam a situações extremas em meio à natureza, mostrando o quanto o ser humano é pequeno em relação ao meio ambiente.

*

Em tempos de coronavírus não podemos viajar, e muitas vezes nem sair de casa. Mas ainda podemos relembrar momentos marcantes que tivemos em outras cidades. Que tal compartilhar sua história de viagem com o blog Check-in? É só escrever para o email [email protected].

*

Aviso aos passageiros 1: Caso tenha tempo para ver outro filme de viagem, há o road movie “4L”, que mostra uma expedição pelo Saara

Aviso aos passageiros 2: Se você se interessa também por livro ou podcast, dei aqui duas sugestões que envolvem viagens

Fonte: Folha de S.Paulo