Museus do Vaticano reabrem após maior tempo fechados desde a Segunda Guerra

Os museus do Vaticano, que englobam a famosa Capela Sistina, anunciaram que reabrirão nesta segunda-feira (1º) , depois de suspenderem suas atividades por 88 dias em razão da pandemia de coronavírus. Foi o maior período em que eles estiveram fechados desde a Segunda Guerra Mundial.

Suas coleções mundialmente famosas estarão abertas de segunda a sábado, mas os visitantes precisam reservar seus ingressos com antecedência.

O Vaticano aproveitou o período fechado para realizar obras de manutenção e restauro. Os afrescos do século 15 que decoram as paredes laterais da Capela Sistina, por exemplo, foram limpos.

“Os museus do papa esperam por vocês com prazer”, anunciou a organização em um comunicado.

O anúncio foi feito depois que a Itália divulgou que relaxará as restrições que implementou para conter a pandemia. Além de museus, bares e restaurantes também poderão retomar atividades em uma parte do país.

Apúlia, Sardenha, Sicília, Umbria e a província autônoma de Bolzano continuarão sujeitas a severas restrições, porém. Elas passarão no domingo para o nível de alerta laranja (risco médio), enquanto o resto da Itália vai para o nível amarelo (risco moderado).

O toque de recolher noturno permanecerá em vigor em todo o território italiano, e nenhum bar ou restaurante poderá servir mesas a partir das 18h.

A Itália, um dos países mais afetados pela pandemia, registrou até agora mais de 87 mil mortes relacionadas ao novo coronavírus.

Fonte: Folha de S.Paulo