Não me culpem pela crise na Venezuela, afirma Maduro

“É uma simplificação estúpida pensar que este problema é devido a Nicolás Maduro. É um problema de todo o país”, disse ele, ao fazer o juramento à Assembleia Constituinte após ser reeleito no dia 21 em uma dentro e fora da Venezuela.
Críticos nacionais e estrangeiros apontaram o pleito, que foi boicotado por parte da oposição, como uma fraude que cimentou a autoritarismo do regime, num momento em que o país, rico em petróleo, sofre com escassez de alimentos e remédios e emigração em massa.
Ex-motorista de ônibus e líder sindical, Maduro disse que sozinho não seria capaz de reverter o mau momento econômico.
“Só as pessoas podem salvar as pessoas. Quem vai nos salvar? Superman? Ou Super-Nico?”, perguntou, usando um apelido de seu primeiro nome. “Nenhum deles existe, mas nós temos Super-Pessoas.”
Maduro prometeu aumentar a da Venezuela, atualmente a menor em mais de 30 anos, em 1 milhão de barris por dia neste ano, mas não deu detalhes.
Ele disse que instruiu o major-general Manuel Quevedo, ministro do Petróleo e presidente da petrolífera estatal PDVSA, a procurar a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), a China e a Rússia, e também as nações árabes.Além disso, Maduro afirmou que iria abrir um canal de diálogo com líderes empresariais e libertaria alguns dos presos políticos.

Fonte: Folha de S.Paulo