Os 5 melhores jeitos de aproveitar as sobras do churrasco

Não sou bidu nem tenho bola de cristal, mas posso arriscar algumas adivinhações:

Teve churrasco no fim-de-semana.

Sobrou carne.

As partes que sobraram não são as mais bonitas nem as mais apetitosas do churrasco. Nem rola acender o carvão de novo para aquecê-las.

***

Churrasco é um negócio precioso demais para se jogar as sobras no lixo. Mas é preciso saber aproveitar os nacos e tecos rejeitados com receitas espertas que destacam o sabor da carne na brasa.

Em primeiro lugar, refrigere as sobras assim que tirar a mesa. A baixa temperatura minimiza as chances de contaminação e –muito importante– facilita o corte em pedaços pequenos ou tiras finas.

Não se preocupe em tentar manter a forma e a aparência das carnes. Pique, moa, triture, desfie.

Esqueça a fidelidade a receitas consagradas. O jogo aqui é extrair o melhor possível do que sobrou e do que você tem em casa para improvisar. Por isso mesmo, não vou dar receitas, apenas sugestões de preparo.

Bolonhesa de churrasco

Você pode usar carnes de boi, de porco (inclusive linguiça) e, no limite, frango e carneiro. Na carne cozida e refrigerada, separe as gorduras, que estarão nítidas e fáceis de cortar. Pique muito miúdo tanto a carne quanto a gordura, separadamente. Derreta a gordura e refogue cubos pequenos de salsão, cenoura e cebola (se precisar, acrescente óleo, azeite, manteiga ou banha). Junte a carne e refogue. Acrescente um copinho de vinho, se tiver. Jogue o tomate e deixe cozinhar em fogo baixo por três horas ou mais. Você pode, obviamente, ignorar tudo isso e preparar um molho de carne bem mais simples.

Picadinho de churrasco

A diferença essencial do picadinho para a bolonhesa é o tempo de preparação. Aqui, é tudo feito rapidinho. Pique a carne e a gordura como na receita anterior, só que um pouco maior. E prefira usar apenas um tipo de carne –boi ou porco.

Numa frigideira e em fogo alto, derreta a gordura, doure a carne, refogue cebola e alho. Acrescente um pouco de extrato de tomate, os temperos que preferir e algum líquido –bebida, caldo ou água. Junte nos legumes que quiser (milho, ervilha, cenoura, vagem). Ou não. Quando secar, sirva do jeito que bem entender.

 

Salada de carne

A mais simples de todas as preparações, roubartilhada do Caderno de Receitas. Fatie a carne e deixe-a curtir na geladeira com cebola crua, salsinha, cebolinha, molho inglês, vinagre e azeite. Coma com pão.

Arroz de carreteiro

Clássico gaúcho para aproveitar a carne que restou. Refogue sobras de carne bovina e de linguiça com bacon, cebola, alho, tomate fresco e pimentão. Misture com arroz pronto e tempere com cheiro verde.

 

Carne louca

Esta receita é para quem deixou sobrar pedaços grandes de carne de boi e/ou de porco. Cozinhe as peças em água ou caldo, com tomate, cebola, louro e os temperos que derem na telha. Quando a carne estiver bem macia, reserve e deixe esfriar enquanto o molho engrossa. Desfie, devolva à panela e cozinhe até o caldo secar quase todo. Sirva com pão ou o que você tiver.

(Siga e curta a Cozinha Bruta nas redes sociais.  Acompanhe os posts do Instagram, do Facebook  e do Twitter.)

Fonte: Folha de S.Paulo