Praia do Carro Quebrado, em Alagoas, tem sossego e águas quentes

A 40 km de Maceió e a 90 km de Maragogi, o município alagoano de Barra de Santo Antônio guarda duas joias turísticas: a Ilha de Croa e, ao seu lado, a praia do Carro Quebrado. Para chegar lá, só de lancha, quadriciclo, buggy, ou carro com tração nas quatro rodas.

A dificuldade dá uma pista da origem do nome do lugar —as histórias locais falam de casais com automóveis atolados e depois corroídos pela água do mar, e o que muda de versão para versão é só o que motorista e passageiro estariam fazendo por ali.

A água límpida e quase quente do mar, junto dos recifes coloridos, areia clara e coqueiros, fazem do local um dos típicos paraísos do nordeste brasileiro. De olho na estrutura fornecida pela natureza, o grupo Vila Galé abriu ali uma passagem exclusiva para os hóspedes de um de seus resorts inaugurado em agosto.

A estrutura do hotel conta com 513 quartos, sendo 90 quartos familiares e 24 chalés, sete restaurantes, boate, centro de convenções e spa. Do aeroporto de Maceió via carro alugado ou de aplicativo se leva cerca de uma hora.

O Hotel Vila Galé Alagoas homenageia grandes nomes da literatura mundial em sua decoração. Cada quarto leva o nome de um escritor ou escritora —falta, no entanto, instalar uma biblioteca no resort, para uma imersão completa no mundo dos livros.

No Espaço Nep, para famílias com crianças pequenas, há recreação, babá, duas piscinas infantis, quadra de areia, restaurante infantil, sala de TV e monitores que promovem brincadeiras. Crianças de até 12 anos, instaladas no quarto dos pais, não pagam alojamento nem refeições.

Para os que se cansarem da água quente do mar há uma piscina com 100 metros de comprimento com bar molhado. Refeições e bebidas não alcoólicas estão incluídas no preço das diárias.

Uma boa pedida é mergulhar em pratos típicos da culinária alagoana, como o caldo de sururu e seu suposto efeito afrodisíaco, além da cocada de forno e o sorvete de umbu cajá.

Nas festas de fim de ano, o resort planeja uma homenagem às novelas brasileiras com o tema “Réveillon de Novela”. A ideia é estimular a nostalgia dos hóspedes com referências na decoração, figurino, trilha sonora e até na gastronomia.

Para não ficar recluso no resort, há passeios disponíveis pela região. A praia da Tabuba, no município de Barra de Santo Antônio, tem um encontro entre rio e mar que resulta em água quentinha para banhos. Em períodos de maré baixa tem pouca correnteza e se assemelha a uma lagoa, tranquila.

A 10 km da cidade, a Praia de Paripuera tem a segunda maior barreira de corais do mundo. Em dias de maré baixa dá para mergulhar em piscinas naturais ou fazer mergulhos com snorkel entre os corais. Quem quiser visitar um local histórico pode esticar o passeio até o maior quilombo da América Latina, o Quilombo dos Palmares, a 105 km de distância de Barra de Santo Antônio.


Serviço

Vila Galé Alagoas

Praia do Carro Quebrado, Barra de Santo Antônio, Alagoas. Diárias para duas pessoas a partir de R$ 1.500 (consultar pacotes especiais de Natal e Ano-Novo).

Fonte: Folha de S.Paulo

Marcações: