Sem cozinheiros, garçons e entregadores, restaurantes devem fechar de novo

Nestes dois anos de pandemia, nunca tanta gente do meu convívio havia pegado Covid-19.

Os hospitais estão lotados, não tem mais teste na farmácia (na UBS aqui perto, a espera da cotonetada era de 5 a 6 horas), as pessoas tomam chá de cadeira de ridículas 24 horas por uma consulta de medicina.

Companhias aéreas já estão cancelando voos por falta de funcionários negativados. Estava óbvio que bares e restaurantes, assim como o comércio em geral, não seriam poupados.

Desde dezembro, o setor de alimentação tem afastado um em cada cinco trabalhadores toda semana, em dispensa médica decorrente de Covid ou gripe.

Com o governo federal sonegando informações da pandemia –e estados e municípios se fingindo de mortos–, nada indica que o ritmo da propagação da doença vai se amansar em breve. Muito pelo contrário.

A enxurrada de ômicron se avoluma a cada semana, e o que parece nos aguardar é o colapso no comércio e nos serviços. Alguém, no Twitter, lembrou que isso envolve também profissionais de saúde. Não será bonito.

Mas o assunto aqui é alimentação. Sem cozinheiros, garçons e entregadores, restaurantes e bares serão obrigados a fechar outra vez. Não por nenhum decreto de prefeito ou governador, mas por falta de mão-de-obra.

Com o apagão de motoboys e cozinheiros, o delivery –saída para o setor na pandemia até agora– não será uma opção. Só nos resta esperar que o surto seja tão breve quanto é devastador.

Não duvido que muitos seguirão abertos com a equipe infectada, o que só vai prolongar e intensificar o rebosteio. E aí as autoridades precisarão agir, como já fizeram em vários países da Europa, no Canadá e até na cidade paulista de Amparo.

Nunca é demais lembrar que a maioria da população adulta está com o ciclo vacinal completo e que a ômicron é menos virulenta do que as variantes que a precederam. Por isso, o número de casos graves e óbitos não explode.

Imagina se tivéssemos deixado rolar, liberado o oba-oba geral lá atrás, como sempre pregou nosso excrementíssimo presidente?

(Siga e curta a Cozinha Bruta nas redes sociais. Acompanhe os posts do Instagram e do Twitter.) ​ ​ ​ ​

Fonte: Folha de S.Paulo

Marcações: