Serra gaúcha também é bom destino para férias de verão

A serra gaúcha pode ser uma boa opção para o turista durante as férias de verão, afinal, nem só do frio vivem cidades como Gramado, Canela ou São Francisco de Paula —são lugares com atrações em todas as épocas do ano.

Com maior infraestrutura na região, inclusive hoteleira, Gramado tem programação para a família inteira, como por exemplo o único parque aquático coberto do Brasil.

O Acquamotion Gramado Termas Park está também entre os dez maiores parques indoor do mundo. A atração fica aberta nas quatro estações, com sete piscinas de águas termais —uma delas tem ondas e a outra, um bar.

Do lado de fora do parque, a Nascente das Águas Mágicas abre caminho para que as águas do Aquífero Guarani percorram 890 metros até chegar às piscinas na temperatura ideal, não importa o clima lá fora.

Mas, se o visitante estiver atrás do friozinho em pleno verão gaúcho, a sugestão é o Snowland, parque temático de neve, muito procurado por turistas das regiões sudeste e nordeste do país.

Metade dos seus 16 mil m² são dedicados às experiências com neve, na área dividida em dois grandes ambientes: Montanha de Neve, para quem curte esportes como esqui e snowboard, e o Vilarejo Alpino, um minicentro comercial com inspiração nos vales suíços, que inclui uma pista de patinação no gelo. A temperatura no parque varia entre 18ºC e -5ºC.

Na parte gastronômica, Gramado tem mais de 400 estabelecimentos, para agradar aos variados paladares. No Werdum Premium Meats dá para provar um típico assado gaudério em ambiente que une restaurante, parrilla e butique de carnes.

O segundo andar da casa é temático, dedicado às artes marciais, homenagem ao criador da marca, Fabrício Werdum, ex-campeão de UFC.

Provavelmente as crianças vão preferir o Hector, hamburgueria inspirada no universo de Harry Potter, com decoração de estação ferroviária.

Com personagens próprios, como o dragão Hector, o espaço convida para uma experiência que mistura contação de lendas e histórias de fantasia enquanto se degusta hambúrgueres e outros petiscos.

Pertinho de Gramado, Canela é considerada uma cidade-irmã, pelas características semelhantes. Quem estiver atrás de um passeio em meio à natureza pode ir ao Skyglass, uma das maiores plataformas de aço e vidro do mundo, que avança 35 metros para o Vale da Ferradura, lugar de ecossistema exuberante.

Visitantes mais ousados podem dar uma volta abaixo da plataforma, em um monotrilho com cadeiras suspensas 360 metros acima do rio Caí.

Ainda na vibe encontros com a natureza de Canela, os Parques da Serra trazem 25 hectares de mata nativa e a famosa Cascata do Caracol, com 131 metros de altura, um dos principais cartões-postais do sul do país. Também dá para andar de bondinho e fazer trilhas até a cachoeira.

Menos badalada na serra, mas igualmente charmosa, aparece São Francisco de Paula, ou São Chico para os íntimos, a 45 km de Gramado.

É mais um lugar ideal para quem busca conexão com a natureza e sossego, como atesta o Mátria Parque das Flores, considerado o maior parque de flores da América Latina —e o segundo do mundo, atrás apenas do Parque Keukenhof, na Holanda.

O Mátria tem um acervo de 9 milhões de mudas, 12 mil árvores plantadas e 300 espécies de flores espalhadas por 30 lindos jardins. Durante o passeio, o visitante poderá ver gardênias, camélias, margaridas, verbenas, magnólias e até um belo túnel de 102 metros formado por glicínias. Tranquilidade garantida.

Fonte: Folha de S.Paulo