Tapete colorido e fogaréu atraem fiéis e turistas na Páscoa em MG

Após a diminuição das restrições decorrentes da pandemia de Covid-19, as cidades históricas de Minas Gerais voltam a receber fiéis e turistas para as celebrações da Semana Santa. As igrejas centenárias terão intensa programação de missas, encenações bíblicas e procissões, como as do fogaréu e da ressurreição.

As festividades da Semana Santa remetem a rituais tradicionais do século 18.

Em Ouro Preto, na região central de Minas Gerais, a retomada das celebrações presenciais é marcada por grande expectativa.

Nesta quinta-feira (14), a cerimônia do lava-pés acontece às 18 horas na Igreja de São Francisco de Assis, no centro, e, às 20h30, no largo do Rosário, no bairro Rosário. Às 23 horas, a procissão do fogaréu sai do adro da Igreja de São Francisco de Assis e vai em direção à Igreja de Nossa Senhora das Dores.

A procissão do fogaréu representa a passagem bíblica da prisão de Cristo no Monte das Oliveiras. Fiéis carregam tochas de fogo, vestidos com roupas pretas e capuzes, para representar os soldados romanos que prenderam Jesus.

Na manhã de sexta (15), às 5h é realizada a via-sacra, que parte da Igreja de Nossa Senhora das Dores, no bairro Antônio Dias, em direção ao cruzeiro localizado no bairro Alto da Cruz. Entre 8h e 17h, também na Igreja de Nossa Senhora das Dores, é realizada a veneração do Senhor Morto, ao som de matracas que simbolizam um dia de recolhimento e reflexão.

Às 19h30, no largo do Rosário acontece a apresentação das figuras bíblicas, representadas por moradores da cidade, e a cerimônia do descendimento da cruz. Em seguida é realizada a procissão do enterro, em direção à Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões.

No sábado (16), diversas igrejas da cidade realizam a solene vigília pascal. Às 21 horas, a celebração pode ser acompanhada na Igreja de São Francisco de Assis e também na Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

Desde a noite de sábado e durante a madrugada de domingo (17), são montados os tapetes coloridos. Feitos com serragem e retratando símbolos religiosos, eles enfeitam as ruas da cidade para a procissão da ressurreição.

Às 7 horas, é celebrada uma missa festiva na Basílica de Nossa Senhora do Pilar, seguida da procissão que vai em direção à Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Na chegada, há a bênção do Santíssimo Sacramento e celebração de nova missa festiva.

Em Tiradentes, na quinta-feira, às 19 horas acontece a missa da Ceia do Senhor, na Igreja Matriz de Santo Antônio, no centro. Após a celebração, o Santíssimo Sacramento ficará na capela para adoração dos fiéis.

Na sexta, às 19 horas, tem início a via-sacra encenada que percorre as ruas da cidade. Ela começa em frente à capela do Senhor Bom Jesus da Pobreza, no largo das Forras e vai em direção à Matriz de Santo Antônio. Em seguida, nas escadas da Matriz acontece a cerimônia do descendimento da cruz e a procissão do enterro.

No domingo de Páscoa, às 10 horas, haverá missa solene no Santuário da Santíssima Trindade e às 16 horas, procissão com o Santíssimo Sacramento, seguida de missa solene na Matriz de Santo Antônio.

Em São João Del Rei, a missa solene da Ceia do Senhor acontece na quinta, às 17 horas, na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar. A cerimônia do lava-pés acontece às 20h30, na praça Francisco Neves, atrás da Catedral.

Na sexta, às 12h30, é proferido o sermão das sete palavras, também na catedral. Às 20h30, é realizado o descendimento da cruz, nas escadarias da Igreja de Nossa Senhora das Mercês, seguida da procissão do enterro, que percorre as ruas da cidade em direção à catedral.

A vigília pascal acontece no sábado, às 20h, também na catedral. No domingo, às 16 horas, a procissão do Santíssimo Sacramento sai da catedral e percorre as ruas do centro histórico.

Em Congonhas, na quinta-feira, às 19 horas, é realizada uma encenação bíblica na praça da Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Na sequência, acontece a missa com a cerimônia de lava-pés e uma vigília que segue até a meia-noite.

Na sexta, às 7 horas, a caminhada da via-sacra sai da Igreja de São José Operário e vai em direção à Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Às 19 horas, é realizada a encenação da condenação, paixão e morte de Cristo na Basílica do Senhor Bom Jesus, seguida do descendimento da cruz e da procissão do enterro.

No domingo, às 5h30, é realizada uma missa solene na praça da Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Após a celebração, a procissão da ressurreição segue para a Basílica do Senhor Bom Jesus, onde ocorre a bênção do Santíssimo Sacramento.

Na cidade de Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, a cerimônia do lava-pés acontece na quinta-feira, às 19h30, nas igrejas de Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Mercês e Nossa Senhora do Carmo.

Na sexta, às 19 horas, a cerimônia do descendimento da cruz acontece no adro da Igreja de São Francisco. Em seguida, a procissão do enterro percorre as ruas da cidade em direção à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

A bênção do fogo e a vigília pascal são realizados no sábado, às 19 horas, tanto na Igreja de São Francisco como na Matriz de Nossa Senhora da Conceição. No domingo, às 9 horas, a procissão da ressurreição sai da Matriz do Rosário, passa pela Igreja do Carmo e segue em direção à Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Fonte: Folha de S.Paulo

Marcações: