Três iniciativas vencem concurso de turismo sustentável

O Trilhando a Transformação anunciou em evento nesta sexta-feira (4) as três iniciativas selecionadas pelo Desafio de Inovações em Turismo Sustentável.

Após uma longa jornada que envolveu a participação de 197 iniciativas, foram escolhidas: Rede Batuc – Turismo Comunitário da Bahia em Movimento; Rota da Liberdade; e Turismo CO2 – Guardiões do Clima.

As três inovações sociais em turismo sustentável receberão R$ 100 mil cada. Além do prêmio em dinheiro, participarão também de um processo de mentoria em 2021, para qualificar aspectos da gestão, inovação e cuidar de forma estratégica da aplicação do recurso.

E, por fim, para ampliar a capacidade de comunicação dos projetos, serão produzidos conteúdos audiovisuais destinados a apresentar e divulgar as propostas.

Representada por Elizangela Lima, a Rede Batuc – Turismo Comunitário da Bahia em Movimento engloba atualmente 34 iniciativas que praticam várias formas do turismo sustentável, incluindo religioso, étnico, de lazer, cultural, gastronômico e ecológico.

Já a Rota da Liberdade, representada por Solange Barbosa, é uma iniciativa de São Paulo que atua com turismo em comunidades negras tradicionais. A Rota é a operadora local, enquanto as comunidades são os receptivos locais. Os roteiros valorizam as narrativas e a agenda dessas comunidades por meio de atividades como rodas de conversa, venda de artesanato, gastronomia e outras.

E a iniciativa Turismo CO2 – Guardiões do Clima, representada por Salvador Ribeiro da Silva Filho, busca engajar o segmento turístico na compensação de emissões de gases de efeito estufa (GEE) geradas por suas atividades. A taxa de emissão destes gases pode ser calculada em seu site ou aplicativo. Os empreendimentos e turistas participantes pagam pela tonelada de GEE emitida e, com este recurso, agricultores familiares e populações atuam para a conservação de florestas, a restauração de áreas degradadas e praticam agricultura de baixo carbono.

O evento final também foi palco do lançamento do Mapeamento de Inovações em Turismo Sustentável, que reúne experiências e aponta tendências e perspectivas para o setor de turismo.

O conteúdo do material está disponível na página da parceria.

O momento de divulgação também representou uma forma de celebrar o envolvimento de todas as 197 iniciativas que participaram e contribuíram com a construção do Trilhando a Transformação, lançado nacionalmente no dia 30 de junho pela Ashoka Brasil e CTG Brasil. O encerramento contou com apresentação musical da cantora Karine Telles.

A CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia renovável no País, está investindo um total de R$ 2,1 milhões em todo o projeto, por meio de recursos financeiros destinados pela empresa ao Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica, promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

As três iniciativas vencedoras passaram pelo crivo de um júri composto por especialistas do setor de turismo e pela equipe do Trilhando a Transformação. Elas foram destacadas a partir das dez inovações finalistas, definidas em outubro

Fonte: Folha de S.Paulo